Programas infantis que marcaram época

castelo-24712Castelo Rá-Tim-Bum

Ano: 1994 – 1997 / Emissora: TV Cultura

Nino, Zequinha, Biba e Morgana , se você nasceu nas décadas de 80 e 90, provavelmente, conhece esses nomes. Voltado para o público infanto-juvenil e seguindo uma abordagem pedagógica, o programa Castelo Rá-Tim-Bum estreou no dia 9 de maio de 1994 até deixar de ser produzido em 1997. Na época, a série foi considerada um sucesso para a emissora, com uma média de 12 pontos.

Glub-Glub

Ano: 1991-1999 / Emisssora: TV Cultura

Glub-Glub era um programa infantil focado em dois peixinhos, ambos chamados Glub, sendo um macho e uma fêmea. O enredo de cada episódio trazia algum problema ou situação, cuja solução no final servia como lição de moral para as crianças. Toda a ação ficava em torno dos dialógos, já que tudo ocorria sempre no mesmo local: no fundo do mar.

Sítio do Picapau Amarelo

Ano: 1977 – 1986 / Emissora: Rede Globo

A adaptação da obra de Monteiro Lobato, O Sítio do Picapau Amarelo, que mais fez sucesso na televisão foi exibida pela Rede Globo, de 7 de março de 1977 a 31 de janeiro de 1986. Todo enredo da série era formado por temas essencialmente nacionais, ressaltando a mitologia e o folclore.

TV Colosso

Ano: 1993-1997 / Emissora: Rede Globo

TV Colosso marcou a vida de várias crianças que nasceram nos anos 90. O programa simulava todas as instâncias de uma emissora de TV; do presidente ao office-boy. Os personagens principais eram caracterizados por cãezinhos. Os favoritos das crianças eram: a protagonista Sheep Dog, Priscilla; e o operador, Borges, um bulldog que era o diretor de imagem e ficava na cabine de controle da programação chamando os desenhos animados que complementavam a programação.

Vila Sésamo

Ano: 1972-1977 / Emissora: Rede Globo

Vila Sésamo, a versão brasileira do programa infantil norte-americano Sesame Street – criado pela Children’s Television Workshop de Nova York, fez muito sucesso na década de 70. O cenário da série era uma vila operária, onde conviviam crianças, adultos e diferentes bonecos. Muitos destes personagens são lembrados até hoje pelas pessoas que assistiram o seriado quando crianças.

Deixe uma resposta