Viaje comigo: Turquia – Riviera Turca e Trabzon

este vídeo, você vai conhecer dois destinos importantes da Turquia: A Riviera Turca, repleta de praias banhadas por um mar azul turqueza e ruínas milenares. Vai conhecer também Trabzum uma cidade localizada as margens do mar Negro onde está o impressionante mosteiro de Sumela. Tenho certeza de que você vai gostar. Viaje Comigo!

ASSISTA AO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sjufn5Kw6tM

A Turquia é um país rico em cultura, história e tradições.  Viajando por seu interior descobrimos que o país possui também uma diversidade de relevos e formações geológicas que fazem da Turquia um mosaico de belas paisagens. Um destino especialmente surpreendente é a costa sul-sudoeste do país, conhecida como Riviera Turca. Sua principal cidade é Antália, uma cidade litorânea banhada pelo mar mediterrâneo. Antália hoje tem mais de 1 milhão de habitantes e durante os meses de verão, praticamente dobra a população com a chegada dos turistas que invadem suas belas praias.  A cidade foi erguida ao redor de um antigo e protegido porto, ainda durante a civilização grega. Desde então, tem sido sempre um destino freqüentado por reis e sultões. A herança de muitos destes visitantes ilustres pode ser encontrada no bairro de Mina (ou porto) onde as casas Otomanas foram transformadas em hotéis, restaurantes e lojas de artesanato. Passeando por este simpático bairro é ainda possível ver mesquitas e ruínas antigas que enfeitam suas ruas , como por exemplo, as Portas de Adriano. Devido ao clima ameno, toda a região de Antália é bem prospera, ideal para a agricultura e o cultivo de frutas. Esta fertilidade fez surgir, durante  séculos, dezenas de cidades gregas e romanas.  As ruínas de algumas delas podem ser visitadas, como é o caso de Perge, surgida mil anos antes de Cristo. Seus banhos romanos e suas alamedas cobertas de mármore e ladeadas de altas colunas impressionam qualquer visitante. Outra ruína que merece atenção é a do antigo teatro de Aspendos. Esta imponente estrutura resistiu ao tempo e se tornou no teatro antigo mais bem preservado de toda a Turquia.

A oeste de Antália, tem início uma costa recortada pelas montanhas Taurus, considerado uma jóia do turismo e que esconde pequenas vilas e belas praias. Este trecho da Riviera Turca pode ser percorrido de carro, por uma estrada que acompanha o litoral, ou visitada de barco em passeios que duram até uma semana. Estes cruzeiros, feitos em escunas de madeira chamadas “Gulets“ partem normalmente de Bodrum,  uma cidade milenar localizada as margens do mar Egeu. Bodrum foi fundada no século VII A.C é já foi habitada por persas, gregos, romanos e cavaleiros cruzados. Sua origem grega está bem representada pela cor branca que cobre a maioria das casas e que contrasta lindamente com as águas azul turquesa do mar Egeu. As praias de Bodrum são muito procuradas no verão e suas marinas guardam centenas de barcos, desde simples pesqueiros até iates de luxo. A cidade é marcada pelo imponente Castelo de São Pedro, construídos por Cavaleiros Hospitalários no século 14 D.C. No tempo das Cruzadas, as muralhas destas fortalezas serviam de proteção aos soldados e peregrinos que iam para a Terra Santa. Hoje, além da beleza dos seus muros e pátios, o visitante pode admirar os milhares de artefatos que fazem parte do Museu de Arqueologia Submarina que ocupa quase todos os aposentos do castelo. Uma viagem no tempo através de peças retiradas do fundo do mar e providas de todas as costas da Turquia.

Nossa última parada nesta viagem também será nas margens de um mar, mas no outro canto do país. Visitamos Trabzum, uma cidade localizada no nordeste da Turquia, as margens do mar Negro. Trabzum, tal com Antália e Bodrum,  também é muito antiga e já foi até capital de um império. Graças a sua localização estratégica, entre o  mar e as montanhas, tornou-se parte de uma importante rota comercial conhecida como Rota da Seda. Este fluxo de visitantes influenciou sua cultura e religião. Hoje os homens de Trabzum são reconhecidos como os mais nacionalistas e religiosos da Turquia. Apesar da tradicionalidade, a cidade é muito moderna e sua simpática população recebe muito bem os visitantes.

Seu principal atrativo turístico urbano é a Ragia Sofia. Como sua irmã maior de Istambul, a Ragia Sofia de Trabzum já foi igreja cristã, mesquita e hoje é um museu que exibe os afrescos pintados no seu interior.

Todavia, o maior atrativo turístico de Trabzum está fora da cidade, no vale de Altindere. Ali, encravado na encosta de uma montanha a 1.200 metros de altura, se encontra o Mosteiro de Sumela. Esta importante construção começou a ser erguida em 386 D.C. e se tornou um marco da fé cristã ortodoxa nesta região. Mesmo durante o império Otomano foi preservado e admirado por todo o mundo muçulmano. O mosteiro se ergue na entrada de uma caverna considerada sagrada. Toda a sua fachada e interior são recobertos por centenas de afrescos com representação de cenas bíblicas e da vida de Jesus. Impressionante!

Antália, Bodrum e Trabzum são um bom exemplo das belezas que você encontrará em uma viagem pela Turquia. Além destes destinos, existem dezenas de outros lugares repletos de história, cultura, tradições e lindas paisagens. Visite a Turquia e descubra um país fantástico. Boa viagem!


* Peter é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos. É também diretor da agência de turismo Gold Trip – www.goldtrip.com.br  –

Deixe um comentário