Saúde promove campanha contra o cigarro

A Secretaria Municipal de Saúde promove nesta quinta-feira (29) uma campanha antitabagismo. O evento, que será realizado na Praça José Bonifácio, das 8h às 12h, comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo. No local, os agentes de saúde irão aferir a pressão arterial, além de informar e orientar a população sobre as doenças que o fumo provoca.

Folderes educativos que apresentam os malefícios do vício e sugestões de alimentação adequada serão distribuídas à população. A ação é promovida pela Secretaria de Saúde por intermédio da CPAN (Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição), NAES (Núcleo de Apoio e Educação em Saúde) e a equipe de Atenção Básica, e tem parceria com a Escola ETB – Enfermap.

EXPOSIÇÃO
Paralelo ao evento, a população poderá conferir a exposição “Câncer: conhecer para prevenir”. Organizado pelo A.C. Camargo Câncer Center, o projeto é idealizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogronômica (Incito) e traz 22 painéis sobre o tema. A mostra ficará na Rua do Porto até o dia 25 de setembro. A abertura da exposição será feita também nesta quinta-feira, com bate-papo entre profissionais especializados em oncologia, o envolvimento de alunos de mestrado e/ou doutorado do A.C. Camargo e a comunidade para esclarecer dúvidas sobre o câncer.

PSF TUPI
Outra iniciativa que irá lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo será realizada pela equipa da unidade do PSF (Programa Saúde da Família) do distrito de Tupi. No local, os profissionais realizam um trabalho de conscientização da população atendida, informando sobre os malefícios do cigarro a as doenças relacionadas ao fumo.

As orientações e o trabalho de pesquisa com a população até o dia 4 de setembro. Quem comparecer à unidade poderá ainda visualizar um painel que alerta que o fumo, quando queimado, produz mais de 4 mil substâncias químicas, 60 delas sendo cancerígenas.

Deixe uma resposta