Programa de dança entra na reta final

Nos corredores do Teatro Municipal Dr. Losso Netto o clima é de expectativa. Jovens bailarinos de diferentes regiões chegam apressados para a reta final do PiraproDança (Programa Anual de Dança de Piracicaba). A quarta e última fase da etapa intensiva começa neste domingo (16) e segue até às 20h de terça-feira (18), quando os estudantes apresentam no palco da casa de espetáculos quatro coreografias nos estilos clássico, neoclássico e contemporâneo. Antes disso, no entanto, o ritmo será intenso, com aulas de aquecimento, ensaios gerais, marcação de palco, correções e prova de figurino.

Maitre de balé e diretora artística do PiraproDança, Camilla Puppa está habituada a acompanhar essa rotina. Ao lado dos professores do terceiro e primeiro bloco, Edy Wilson e Alfredo Ligabue, ela dará as coordenadas aos jovens estudantes, com idade a partir dos 14 anos e que desde outubro se dispuseram a participar das aulas e palestras, abrindo mão dos feriados prolongados. Nesta etapa, eles acompanham todo o desenvolvimento do espetáculo, incluindo testes de luz, montagem de cenários e marcação de cena.

“Quando o PiraproDança foi concebido, pensamos num formato que agregasse aos alunos a vivencia em uma companhia de balé profissional. A cada fim de semana eles tiveram contato com um estilo coreográfico, com professores de excelente nível, e também puderam ter o gostinho de uma estreia”, declara Camilla, fazendo referência às apresentações públicas promovidas ao final dos três blocos iniciais.

 

Realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), o PiraproDança é patrocinado pela Arcelor Mittal e Elring Klinger e conta com recursos da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural).

A formação teórica dos bailarinos também é uma das preocupações do PiraproDança, que ofereceu palestras sobre maquiagem para balé, história da dança, história da música na dança, metodologia e nomenclatura, concepção coreográfica e construção de personagem com Ady Addor, Luciano Henrique, Marcela Benvegnu, Cíntia Pinotti e Eduardo Bonnis, bailarino, professor e coreógrafo que também coordenou os trabalhos do segundo bloco.

Entre outubro e dezembro, a maior parte dos 48 alunos ficou alojada no próprio Teatro Dr. Losso Netto, sempre acompanhados de uma monitora. A casa de espetáculos dispõe de uma infraestrutura com quartos, sala de estar e banheiros. Também foi disponibilizada alimentação aos estudantes, vindos de cidades como Rio Claro, Americana, São Paulo, São Caetano do Sul, Limeira, Rio das Pedras e Campinas.

 

GRAND FINALE – Para a apresentação final, às 20h de 18 de dezembro, os ingressos começam a ser distribuídos gratuitamente uma hora antes do início do espetáculo. Na ocasião, 36 dos 48 bailarinos estão aptos a entrar em cena. Também está prevista cerimônia para entrega dos certificados.

O cronograma tem início com a coreografia Aula de Palco, criada por Camilla para demonstrar as necessidades diárias de um bailarino para a execução de um trabalho coreográfico.

O segundo trabalho, uma criação de Eduardo Bonnis para balé neoclássico, é Três Movimentos, ao passo que Alfredo Ligabue desenvolveu a clássica Valsa das Flores para a terceira apresentação. Ao final, o contemporâneo entra em cena com Cumplicidade, desenvolvida por Edy Wilson.

Para Edy Wilson, um dos pontos altos do PiraproDança é o contato dos bailarinos em fase de formação com diferentes linguagens e estilos. “Para os professores, além do trabalho de criar a coreografia, os desafios são muitos. Em poucos dias, precisamos conhecer novos alunos, reconhecer seus talentos e habilidades, despertar interesses e ideias”.

SERVIÇO – Apresentação dos alunos do PiraproDança. Terça-feira (18), às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro, Piracicaba). Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3433-4952.

Deixe uma resposta