Santa Casa promove Novembro Azul com 300 exames da próstata

Em alusão ao Novembro Azul, que tem como foco a manutenção da saúde do homem, o Instituto de Urologia de Piracicaba (IUP) preparou uma série de ações para evidenciar os perigos do câncer de próstata e alertar, sobretudo os homens com idade acima dos 45 anos, para a importância dos exames preventivos de rotina.

 Para isso, além de palestras em empresas da cidade, a programação incluiu parceria com a Secretaria Municipal da Saúde para a realização de 300 exames diagnósticos da próstata, previamente agendados pela Centrus – Central de Relacionamento com o usuário SUS.

  “Os exames serão realizados por médicos do IUP, no Centro de Especialidades da Prefeitura, no período das 8 às 12 horas do próximo dia 21 de novembro, conforme  os encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde”, explica o urologista Sílvio Cordeiro.

  Ele revela que os exames seguem à rotina estabelecida pelos mutirões mensais realizados pela Prefeitura para a disponibilização de até 300 exames a homens e mulheres nas diversas especialidades da Urologia. “Especificamente em novembro, os exames serão direcionados à prevenção do câncer de próstata”, explicou o médico. 

 De acordo com  Cordeiro, o foco da campanha será direcionado, principalmente, para homens  que apresentam  fatores de risco associados, como histórico familiar para o câncer de próstata e afrodescendência. Ele lembra que, infelizmente, para a maioria dos homens, fazer o exame de próstata ainda é motivo de piada, um tabu que chega a ferir sua masculinidade.

 “A realidade, porém, é que o toque retal é rápido, indolor e a única garantia de um diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais comum e letal entre os homens”, disse o urologista, lembrando que, quando descoberto em sua fase inicial,  o tumor tem até 90% de chance de cura. Segundo ele, cerca de 70 mil novos casos da doença são diagnosticados a cada ano no Brasil.

 Cordeiro explica que a doença é assintomática na fase inicial. “Daí a necessidade de análise da próstata associada ao teste de PSA (exame específico) para identificação de anormalidades na glândula responsável pela produção de parte do sêmen que protege o espermatozóide”, esclarece.

Deixe uma resposta