Semac inicia atividades do projeto Humor na Sala de Aula

Oficina Humor na Sala de Aula - Foto Semac DivulgaçãoAtividades do projeto Humor na Sala de Aula, que integra a programação do 43º Salão Internacional de Humor, já estão em andamento. O projeto consiste em ações voltadas para a capacitação de educadores e estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino para que se tornem multiplicadores da linguagem do humor gráfico, e claro, para maior aproximação do Salão de Humor e do Salãozinho. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e Secretaria Municipal de Educação (SME).

Este ano o Humor na Sala de Aula ganhou um novo formato, portanto, quem participou de edições anteriores poderá se inscrever novamente para desfrutar de um conteúdo diferente. Dessa vez, o projeto também foi dividido em duas ações.

A primeira se refere ao curso Linguagem do Humor Gráfico, que chega a sua sétima edição; as inscrições tiveram início no dia 23 de março e seguem até 20 de abril. O objetivo do curso é subsidiar os professores da rede pública e particular na utilização da linguagem do humor gráfico em sala de aula; possibilitar aos educadores inserir história em quadrinhos, charge, cartum e caricatura como instrumentos de compreensão da sociedade, analisados a partir de suas especificidades; facilitar a compreensão sobre os segmentos propostos para que os professores desenvolvam junto aos alunos um percurso de criação pessoal; e favorecer o contato com o alfabeto visual próprio do universo gráfico a fim de estimular os estudantes quanto à produção de trabalhos para o Salãozinho de Humor de Piracicaba.

A duração do curso é de 30 horas, com certificação EFAP (válido para Evolução Funcional), e serão disponibilizadas 40 vagas. O início está programado para o dia 27/04 e o término para o dia 08/06; acontecerá sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h30, no Engenho Central. As fichas de inscrição estão disponíveis no sitewww.depiracicaba.educacao.sp.gov.br e devem ser preenchidas, assinadas e protocoladas no setor de protocolo da Diretoria Regional de Ensino.

Já a segunda ação do Humor na Sala de Aula consiste em palestras nas escolas da rede estadual, ministradas pelo cartunista Erasmo Spadotto, que integra a equipe do CEDHU. Nas palestras, que tiveram início no dia 1º de abril e seguem até o fim de junho, Spadotto aborda sobre o universo do humor gráfico e a rotina de desenhar e publicar em um jornal diário.

Para a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, além do projeto funcionar como uma ferramenta para o aperfeiçoamento de educadores no que se refere ao papel de mediadores culturais, “também leva aos estudantes melhor entendimento sobre o humor gráfico em geral e incentiva a participação deles em eventos consagrados, como o nosso Salão Internacional de Humor e o Salãozinho, que chega esse ano à sua 14ª edição.”

SERVIÇO – As inscrições para o curso Linguagem do Humor Gráfico podem ser feitas até o dia 20 de abril. As fichas estão disponíveis no site www.depiracicaba.educacao.sp.gov.br, e devem ser preenchidas, assinadas e protocoladas no setor de protocolo da Diretoria Regional de Ensino, na rua João Sampaio, 666, São Dimas. As palestras nas escolas da rede estadual seguem até o fim de junho.

Mais informações pelo telefone (19) 3437-3340, ou (19) 3403-2615.

Deixe um comentário