AHA, AHA, AHA, AHA…

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

AHA_logomarca

Lá se foram os quatro primeiros anos da nossa Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, a AHA, fundada oficialmente em 23 de junho de 2016 – completando, recentemente, seu quarto aniversário. Surgida da necessidade de uma melhor integração entre o poder público e a sociedade local dos amigos do Salão, os cartunistas locais de um lado; empresários, comerciantes, industriais, amigos de outro.

Nesse ano atípico, não pudemos fazer nossa pizzada tradicional, nem homenagear figuras públicas que contribuíram com o êxito do nosso Salão, prestes a completar sua 47ª. edição. Mas, em concurso público que recebeu contribuições nacionais e internacionais, pudemos escolher o palhaço do boliche, construído pelo mineiro Marco Merlin, para depois de escrutínio de um júri internacional, representar com bom humor, através do prêmio que homenageia o prefeito Adilson Maluf, criador também do Salão.

Além desta ação, conseguimos, através do prof. Adolpho Queiroz, um dos criadores da entidade, mais um prêmio do Fundo de Apoio à Cultura local, para editarmos o livro “Piracartum 2”, que homenageará um novo grupo de cartunistas locais, assim como o similar “Piracartum 1, que homenageou 32. Com isso, boa parte dos autores locais fica para a posteridade. O novo volume tem previsão de lançamento na abertura do Salão deste ano. Nosso associado Kevin Freitas foi outro agraciado com o FAC 2020, com uma exposição ao desenhista Will Eisner.

Para além destas ações, a AHA continua com projetos a médio e longo prazos. Como o aperfeiçoamento da mostra, através de um novo leiaute; maiores integrações nacionais e internacionais, que só serão possíveis com a retomada da normalidade nas nossa relações com os nossos diversos públicos.

O sonho, ainda, de termos o “Museu do Riso” implantado na cidade, com a perspectiva de transformar, em definitivo, como a “capital mundial do humor gráfico”, não sai das nossas perspectivas de ação. Com projeto pronto, o Museu espera novos e bons ventos para a recuperação financeira da cidade, do Estado e do país, para que, quem sabe antes mesmo de virar cinquentão, o nosso Salão consiga um projeto que valorize os artistas locais, a produção, o acervo e a confirmação de que, em Piracicaba, a linguagem do humor gráfico é respeitada. E pula fronteiras, levando o nome da cidade com o salão mais antigo do mundo.

Há, também, intenções de tornar o Salão mais conhecido, para além dos artistas gráficos que o frequentam, através de um trabalho mais intenso de divulgação no universo virtual. Planos, sonhos e vontade de trabalhar pelo engrandecimento do Salão não nos faltam. E que as articulações que fizemos na cidade, possam continuar prosperando com o apoio e incentivo de todos. Nossos agradecimentos especiais à equipe que forma a nossa diretoria, aos amigos, colaboradores, aos artistas que também torcem por nós e às autoridades públicas que, ao longo de 47 anos do Salão e dos últimos quatro da AHA, continuam nos prestigiando com suas presenças e apoios decisivos para o engrandecimento desta área.

*Edson Rontani Júnior, presidente da Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba.

Deixe uma resposta