Coluna ContraPonto: Cansa, mas compensa

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Se as profecias sobre o fim do mundo (Final dos Tempos) estão certas ou não, é difícil saber; mas as evidências, no entanto, são tantas a confirmar milenares previsões que difícil é restar alguma dúvida. Haja vista a grande tribulação pela qual passa o homem atual. Em todos os aspectos.

Um olhar pela História e no processo evolutivo do ser humano terrestre  permite-nos vislumbrar que caminhamos para um mundo melhor, numa romântica visão enganosa. Ilusionismo facilmente desmentido pela realidade do dia a dia das sociedades espalhadas pelo nosso planeta.

O cotidiano das sociedades – das mais jovens às mais longevas –  tem mostrado que quase nada mudou no comportamento dela ao longo da evolução do homem: o egoísmo continua a ditar os rumos da existência; a corrupção impera nos mais diversos estratos sociais, econômicos e culturais; a espiritualidade continua sendo guiada por falsos iluminados e falsas igrejas, usurpadores da fé. As exceções são raras, e são elas que inspiram o caminho das mudanças, quando não “cansadas”, desanimadas e sutilmente desestimuladas pelas torrentes de notícias que parecem querer convencer a todos de que as mazelas que se apresentam são “assim mesmo”.

Essas exceções, pessoas  que não aceitam a escravidão-  ou melhor, a neoescravidão que está a serviço do consumismo, da pouca fé, do engano, da ilusão, das falsas crenças e do conservadorismo cruel que fecha as portas para a igualdade entre os homens -,  são as que não podem desanimar. Em que pese  todo o Sistema utilizar-se de vasto arsenal, usado indiscriminadamente para a condução das sociedades por caminhos que são do interesse dele [Sistema]. Proliferam as armas psicológicas para desinformar, contrainformar, criar caos e terrorismo psicológico com fins de dissuadir, enganar e direcionar o indivíduo para interesses, escusos e nefastos, de minorias  que se julgam inatingíveis por qualquer tipo de evento material e/ou espiritual.

CANSA

Cansa lutar contra injustiças de todas as espécies; cansa assistir jovens escravizados pelas drogas como parte de um roteiro de dominação através da alienação total; cansa assistir aqueles de condição humilde sendo humilhados e oprimidos. Desaponta só de pensar que o Judiciário, que deveria ser incorruptível e a serviço do que é certo, possa se omitir e direcionar eventos para os interesses e conveniências  da política.

Cansa assistir uma raça de gente baixa –  involuída e atrasada espiritualmente-, conduzir nações e povos; carentes ou não; cansa assistir empresários da religião prosperarem materialmente às custas da fé, da pureza, ingenuidade e ignorância das pessoas; cansa ver a mídia a serviço dos poderosos e privilegiados de sempre, agarrados à ideia de jamais perderem os privilégios, e por isso mesmo, a enganar e manipular as pessoas. Desaponta  conviver com seres humanos doutores em ignorância tirando uma de sábios; privilegiados agarrando-se aos seus  privilégios proporcionados pelo poder.

Cansa ainda assistir tanta discriminação; tanto racismo; tanto preconceito; tanta hipocrisia; tanto ódio. Cansa, simplesmente. Mas não se  pode  desanimar. Buscar forças que operem no sentido da construção de uma sociedade mais humana, mais justa; com mais solidariedade, fraternidade e amor ao próximo devem ser os norteadores da resistência pacífica e mental a esse sistema podre e corrupto. As pessoas cuja convivência com elas nos engrandece e nos eleva numa atmosfera de alegria e felicidade, aquelas verdadeiramente do Bem – não as que se propagandeiam sê-lo – não devem se cansar de contrapor aos prosélitos da falsa religião e  da política perniciosa.

 

COMPENSA

Tudo isso cansa, sim. Mas vale a pena. O Sistema quer que desistamos, mas resistiremos até o fim. Pelo bem maior e de todos. E o salário será deitar a cabeça no travesseiro e ter a certeza de que “não será vomitado pela boca” , conforme anunciado pelo Livro das Revelações (Livro do Apocalipse) para aqueles que se omitem. Como dito: “Na casa de meu Pai há muitas moradas”, é certo que os omissos serão ainda mais rebaixados para divisões muito inferiores e de grande sofrimento, já que parece haver comprovadamente outras espécies de humanoides na Galáxia e no Universo “afora” – imensurável e inimaginável para a atual versão do software mental do humano comum.

 

 

***

Frase de hoje: “Um governo instruído e sábio reconhece as necessidades de desenvolvimento de sua sociedade.” (José Maria Luis Mora, liberal mexicano – 1780-1850).

 

 

Deixe uma resposta