Encontrando a si mesmo

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

encontrando_forrester

Foto: Reprodução Google

O aprimoramento de corpo e espírito podem caminhar juntos? Aparentemente sim, mas os preconceitos que afastam as atividades ditas intelectuais das consideradas apenas físicas podem indicar o contrário. É o que ocorre no filme ‘Encontrando Forrester’, de Gus Van Sant, em que Sean Connery e Rob Brown travam um belo duelo de desconfiança e amizade.

O veterano ator encarna um escritor escocês que há 40 anos ganhou o prestigiado prêmio Pulitzer com um romance, único que escreveu. Sem família, vive recluso num velho apartamento no Bronx. Parece ter desistido de tudo nessa jornada de autodestruição e solidão.

Tudo muda quando conhece um adolescente de 16 anos que revela um talento excepcional para o basquetebol e vive praticando perto de sua casa. Motivado pelos colegas, o garoto vence uma aposta com os colegas para entrar no apartamento daquele ‘velho esquisito’.

O fascinante é que o jovem também revela aptidão para a literatura e recebe uma bolsa de uma célebre escola de Manhattan. Mas essa entrada no universo intelectual tende a afastá-lo dos amigos do Bronx. Como lidar om essa ambiguidade? O encontro com o escritor será um caminho para isso.

O filme aponta para o difícil diálogo entre gerações e entre atividades consideradas diferentes. O escritor reaprende, no processo das conversas, a acreditar novamente nas pessoas e o atleta/escritor a conseguir fazer as próprias escolhas sem ferir a si mesmo e/ou aos amigos. Assim um caminhar difícil, mas mais suave e menos doloroso, é delineado para ambos.

Deixe uma resposta