FALA SÉRIO!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

4_27A VIDA DA CIDADE

O rio Piracicaba é a vida desta cidade que nasceu e cresceu às suas margens. Infelizmente, ele não foi respeitado como deveria e a poluição impediu que sua água fosse utilizada para abastecer a população. Hoje, o que nos resta é vê-lo cheio, bonito, passando ferozmente pelo salto e cruzando a cidade em direção ao Tietê. Rio de tantas histórias de vida, morte e amor. Daria uma minissérie! Mas, infelizmente, não vejo nenhum plano de recuperação de suas margens. A questão da hidrovia até Artêmis sempre serviu de tema político e nunca resultou em uma ação mais séria dos políticos locais.

A MORTE DA CIDADE

Na semana passada, o presidente do SEMAE afirmou que Piracicaba não corria risco de falta de água, mas, alguns dias depois, mais de 20 bairros estão sem receber o abastecimento, apesar do aumento na conta. Estamos vivendo em todos os níveis e partidos políticos grave crise de credibilidade. Não se pode confiar mais no que eles falam. À população só resta uma coisa: esperar a próxima eleição e mudar. Mas, como mudar se os candidatos são sempre os mesmos, as promessas são sempre as mesmas? Nosso sistema politico está corroído e precisa ser mudado, urgentemente.     

GOELA SECA

Vamos esperar que o presidente do SEMAE, Vlamir Schiavuzzo, trabalhe com transparência e informe à população sobre a necessidade de se economizar água e informe em quais haverá desabastecimento. A população, o comércio a indústria não podem ser pegos de surpresa. Os prejuízos são incalculáveis e o gestor público precisa ter responsabilidade porque é a população que paga por um serviço pessimamente prestado.

OLHA O MOSQUITO AÍ, GENTE…

O carnaval está chegando e, junto com ele, as chuvas e o mosquito da Dengue. Aqui pertinho, em Limeira, já são 902 casos da doença e a cidade entrou em estado de alerta. Em Piracicaba também são centenas de casos. As ações precisam ser intensificadas porque pode ocorrer um grande intercâmbio de mosquitos das duas cidades. E aí teremos o bloco da Picada dos Dengosos.

FISCALIZAÇÃO RIGOROSA

O Procon realizou rigorosa fiscalização nas padarias da cidade e constatou um grande número de irregularidades. Mas, o que mais chama a atenção, são aquelas que vendem produtos vencidos para o consumidor. Nesse caso, principalmente pela gravidade do fato, as padarias deveriam ter seus nomes e endereços divulgados para que as pessoas evitassem comprar nesses lugares. Se o comerciante não respeita o consumidor, deve ser colocado em uma lista negra. Se o PROCON fornecer o nome desses locais, divulgaremos aqui. Isso é um crime contra o consumidor e merece punição maior do que multa e atuação.

XV NO MUSEU DO FUTEBOL    

No último sábado, o museu do Futebol, instalado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, exibiu um filme que conta a história do Nhô Quim, o glorioso time piracicabano. Foi uma homenagem a um dos times mais antigos do futebol brasileiro. O museu do futebol é um espaço que merece ser visitado por aqueles que gostam do esporte. É um museu com muita interatividade e tecnologia. Mas, perdendo do jeito que está o XV daqui a pouco poderá ser visto apenas no museu. Fala Sério!

LEITORES LAMENTAM

Leitores de A TRIBUNA E A PROVINCIA me escrevem lamentando a redução da programação local de jornalismo em algumas emissoras AM de Piracicaba. Segundo eles, apenas a Educadora tem programação local e ao vivo, com opiniões e participação dos ouvintes. Também dizem que o melhor programa é o Comentaristas da Educadora, apresentado de segunda a sexta, das 12 às 13h30. Eu destaco também o programa do Homero Carvalho, da mesma emissora, porque é atual, informativo e com muitas análises e comentários.

 

CASSADOS POR ABUSO DO PODER

A Justiça Eleitoral tem cassado dezenas de prefeitos. No estado de São Paulo, já foram dezenas e de quase todos os partidos. PSDB, PMDB e outros partidos tiveram seus prefeitos afastados do cargo por corrupção e outros delitos, que vão desde o desvio de verbas até o abuso do poder econômico, incluindo a utilização de recursos da Prefeitura. Agora, foi a vez do prefeito de Rio das Pedras, Júlio Cesar Ayres (PPS), e de seu vice, Carlos Alberto Pinto (PC do B). A Justiça Eleitoral está atenta para não permitir que se continue com os desmandos na administração pública brasileira. E isso vale para todos os níveis e poderes. É por isso que a aprovação da população aos políticos  é cada vez mais baixa, confirmou o DataFolha.

MANUAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Aqui vai nossa colaboração para que o presidente da Câmara, Matheus Erler, e os vereadores identificarem casos de corrupção. Juristas experientes dão as dicas de como identificar um administrador que esteja desviando recursos públicos.

AULA DA SEMANA

Cuidado com donos de firmas de notas fiscais que dizem que agora estão no ramo de notas fiscais frias. “De agulha a avião, forneço notas de qualquer coisa a um preço muito competitivo, ao custo de ‘apenas’ 4% do valor da nota fiscal”.

Fala Sério! é publicada toda quarta-feira no jornal Tribuna Piracicaba e

no site da Tribuna e de A Província. Também pode ser acessada pelo Facebook: Falasério djalma lima

1 comentário

  1. Roberto Antonio Cêra em 11/02/2015 às 14:41

    Eu conversei com várias pessoas ligadas ao assunto abastecimento de água, inclusive com o prefeito Ferrato e ele me disse que não faltará água em Piracicaba, que temos para dar e vender, graças ao rio Corumbataí. O povão quando vê o Piracicaba seco fica preocupado e isso não passa de neurose, porque ele, atualmente, só nos poderá deliciar com a sua paisagem. A cidade de Nova York não tem problema com a falta d’água, mas possui a 100 km uma grande “bolha” de água , prevenção para uma não prevista e inimaginável seca. É por isso que eu venho insistindo para que seja realizada, em Piracicaba, uma barragem no rio Corumbataí. Daremos um exemplo para todo o Brasil de uma cidade sem nenhum problema futuro. Inclusive para instalação de futuras empresas. Isso marcaria para sempre o governo e a administração Ferrato. Mãos à obra, e vá pensando na reeleição, Gabriel!

Deixe uma resposta