FALA SÉRIO!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

O QUE OS POLITICOS NÃO VEEM

Os nossos políticos parecem estar fora do mundo real. Eles se isolam de tal forma que os problemas da sociedade parecem não existir para eles. Veja a situação em Piracicaba. A população acha um absurdo o corte de árvores em frente à estação Paulista, a água jorrando há vários dias na rotatória da Avenida Nove de Julho e na Avenida dos Marins, o mato que cresce por toda a cidade e nos canteiros centrais das Avenidas Independência e Piracicamirim.

O QUE OS POLITICOS NÃO VEEM II

Até quando Piracicaba vai ter essa cara de cidade de filme americano de catástrofe? As últimas quatro gestões municipais têm tratado Piracicaba como estúdio de filme de ficção. Tem calçada quebrada, mato por todo o lado, asfalto pela metade. Se cuida, Executivo. O longa metragem Eu sou a lenda só foi sucesso de público porque Will Smith é competente, não imprudente.

ENGANA QUE EU GOSTO

O telefone 156 atendeu no ano passado mais de 201 mil chamadas. Mas, a maior reclamação da população e que o número não serve para nada, apenas para irritar ainda mais o contribuinte. O prazo para a solução de um problema pode chegar a três meses! Mas tenho de me redimir. Se o número foi criado para mostrar a eficiência do poder público local, ao menos retrata a velocidade em que os serviços não acontecem.

OS REVOLTADOS ON-LINE

Onde estão os revoltados on-line, que não se indignam contra os absurdos que ocorrem na cidade? Quem quer mudança tem que começar pela sua cidade e seu estado. Não adiante se revoltar com as coisas que acontecem em Brasília e não começar a limpeza por sua casa. FALA SÉRIO!

PSDB DIZ QUE NÃO FALTA ÁGUA

O PSDB de Piracicaba, liderado por Barjas Negri, esteve reunido e informou que não há falta água e nem racionamento. E as torneiras secas? Também é coincidência, como diz Geraldo Alckmin em São Paulo? Perguntem para os moradores da periferia, nos bairros mais afastados do centro e das regiões nobres, porque eles “resolveram” ficar sem água ao mesmo tempo. Oh, coincidência danada.

VERGONA EM PRETO E BRANCO

O XV só não perde quando não joga. Ele vai bem na 2ª, porque na quarta e no domingo a derrota é certa. O XV é o campeão dos campeões da 2ª divisão. Enquanto tivermos uma diretoria amadora, a torcida continuará a sofrer. Há quantos anos o XV patina?  Roque Junior foi a gota d’ água neste deserto onde é melhor ver o time com “zocri de Ray-Ban”.

TRANSPARÊNCIA

A prefeitura não cumpre a lei e não atualiza o Portal da Transparência. Mas ela pode perder o repasse de verbas federais se continuar procedendo dessa forma.  Como a imprensa já vem divulgando esse fato, já está na hora de a Promotoria Pública entrar no assunto e determinar que o Portal seja atualizado imediatamente, assim como realizar uma rígida investigação. Afinal, o cidadão piracicabano que paga seus impostos não está sabendo para onde está indo o seu dinheiro e como ele esta sendo usado pela administração pública.

MANUAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Aqui vai nossa colaboração para que o presidente da Câmara, Matheus Erler, e os vereadores identificarem casos de corrupção. Juristas experientes dão as dicas de como identificar um administrador que esteja desviando recursos públicos.

AULA DA SEMANA

Não vamos aqui ser levianos de afirmar que o governo municipal esteja praticando irregularidades, mas a resistência das autoridades em prestar contas sugere que algo está errado. Os advogados Antonio Marmo Trevisan, Antonio Chizzotti, João Alberto Lanhez, José Chizzotti e Josmar Verillo afirmam no livro O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil que temos de ficar atentos ao seguinte: “Corruptos opõe-se veementemente a qualquer forma de transparência. Evitam que a Câmara Municipal fiscalize os gastos da Prefeitura e buscam comprometer os vereadores com esquemas fraudulentos. Ao mesmo tempo, não admitem que dados contábeis e outras informações da administração pública sejam entregues a organizações independentes e aos cidadãos, nem que estes tenham acesso ao que se passa no Executivo”.

E completam: “A Lei de Responsabilidade Fiscal impõe um principio altamente salutar ao equilíbrio financeiro das Prefeituras: não se pode gastar mais do que se arrecada. Também, por defender a transparência absoluta das contas públicas, essa lei se tornou um entrave à corrupção. Mesmo assim, em governos em que se praticam atos ilegais na administração, existe uma grande resistência à liberação de informações sobre gastos públicos”.

Fala Sério! é publicada toda quarta-feira no jornal Tribuna Piracicaba e

no site da Tribuna e de A Província. Também pode ser acessada pelo Facebook: Falasério djalma lima

Deixe uma resposta