FALA SÉRIO!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

teatro-municipal-de-piracicabaSEU DIREITO

O que pode parecer obvio, não é. Quando digo aqui que não podemos nos acostumar com certas situações, reforço a ideia que vocês devem exigir do poder público – legislativo, administrativo e judiciário – melhores serviços. O imposto que pagamos é que mantém toda essa estrutura, e ela tem de funcionar.

TEATRO FANTASMA

Recentemente, escrevi nesta coluna sobre o problema das goteiras do Teatro Municipal Losso Netto, que está em reforma desde 2013 e não fica pronto nunca. Isso mostra a incompetência dos atuais dirigentes do setor de cultura em Piracicaba. Vai ver estão esperando o teatro completar 50 anos para a grande reinauguração. E ao som da sinfonia O Fantasma da Ópera.

JATO DE EPIDEMIA

A prefeitura diz que é difícil limpar o chafariz do teatro, que está se transformando em um grande criadouro do mosquito da Dengue. Mas quer multar o cidadão que não cuida do seu quintal. Que tal o prefeito Gabriel Ferrato dar o exemplo e multar a Secretaria da Ação Cultural?

A DENGUE AVANÇA

Casos de dengue avançam pela periferia da cidade e nas zonas Leste e Norte a situação começa a ficar crítica. A cidade já está em estado de alerta. Recentemente, falamos sobre o perigo de os mosquitos transmissores fazerem a festa em Piracicaba, já que Limeira e Rio Claro, nossas vizinhas, vivem uma epidemia. Agora que a coisa está ficando complicada é que a prefeitura diz que vai fazer um programa de prevenção. É o fim da picada, ou com licença poética do trocadilho, a continuação dela, porque a atual fase é de medidas de emergência, não paliativos.

BURACO SEM FIM

Moradores dos bairros Mário Dedini, Bosque dos Lenheiros e Jardim Gilda, só para citar alguns, estão reclamando da grande quantidade de buracos nas ruas. A péssima qualidade do asfalto colocada em Piracicaba já é notaria e sabida, mas não podemos aceitar como uma coisa normal. A prefeitura tem de ser cobrada por isso. Os moradores que não têm resposta do poder público devem procurar a Promotoria e exigir uma solução. Porque do jeito que a situação está, parece que o prefeito caiu em uma dessas crateras e não conseguiu mais submergir.

COSTURA POLITÍCA

Parabéns ao vereador José Luís Ribeiro por assumir a Secretaria Estadual do Emprego e despontar como um nome forte para concorrer em 2016. O governador Geraldo Alckmin, que bateu o martelo para a nomeação de Ribeiro, vem trabalhando em outras frentes para costurar apoios para sua candidatura à presidência pelo PSDB. Na semana passada, seus assessores iniciaram um processo de persuasão a um empresário paulista para que mude de camisa e dispute o governo do estado pelo partido nas próximas eleições.

COSTURA POLITÍCA II

O PSDB não tem nomes em São Paulo para disputar o governo do estado. Mas, para a prefeitura da capital, Andrea Matarazzo começa a se articular para conquistar espaço. Alckmin vai precisar de um forte apoio – inclusive de São Pedro – para revigorar seu nome. Mas ao menos a providência divina parece estar ao seu lado. Fevereiro de 2015 foi recordista em chuvas na comparação com o mesmo mês dos últimos dez anos.

MANUAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Aqui vai nossa colaboração para que o presidente da Câmara, Matheus Erler, e os vereadores identifiquem casos de corrupção. Juristas experientes dão as dicas de como detectar se um administrador está desviando recursos públicos.

AULA DA SEMANA

Existem vereadores honestos e incorruptíveis que exercem seus mandatos com dignidade e responsabilidade. Esses, em geral, são marginalizados ou perseguidos pelo esquema do prefeito corrupto, que utiliza qualquer meio para dificultar a atuação desses legítimos representantes do povo e até mesmo afastá-los da Câmara Municipal para abrir caminho ao desvio de recursos. No cumprimento de suas funções, os vereadores que se baseiam na ética encontram obstáculos ao seu desempenho, pois normalmente não são atendidos pelas autoridades municipais em seus pedidos, tampouco solicitações de informações, principalmente as relacionadas às despesas públicas.

 

Fala Sério! é publicada toda quarta-feira no jornal Tribuna Piracicaba e

no site da Tribuna e de A Província. Também pode ser acessada pelo Facebook: Falasério djalma lima

Deixe um comentário