Fala Sério!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Apostando as fichas

O deputado Roberto Morais investiu todas as fichas na vitória de Aécio. Estava crente que dessa forma Barjas desencarnaria de Piracicaba para se fixar em Brasília, deixando o caminho livre para a prefeitura. Mas não será dessa vez. Resta a Morais contentar-se com o mandato de deputado estadual e o consolo de uma nova sigla partidária em parceria com Barjas: o PPSDB.

Gabriel espera

O prefeito Gabriel Ferrato dos Santos disse a esse jornalista que sua candidatura à reeleição a prefeito depende única e exclusivamente da vontade do partido. – “Se o partido achar que eu deva ser candidato à reeleição serei, vai depender de como vou ser avaliado pela população”.

Folclore Político

No livro Folclore Político lançado na sexta-feira, a história da manteiga no Mirante é minha, não do governador Fleury – a não ser que ele também tenha confundido manteiga com bolinhas queijo (página 91). Como sempre me encontro com o governador, posso tirar esta história a limpo. Será que o Fleury também não resiste a bolinhas de queijo?

Há 50 anos

No início de tarde de 6 de novembro de 1964, eu estava na casa de minha avó, que morava em frente ao prédio da cadeia, na Rua São José, e ela me pediu para buscar o pão e o leite para o café da tarde. Tinha pouco mais de dez anos. Quando subia a Rua São José, às 13h42, ouvi um enorme estrondo e uma poeira subindo aos céus. Não dava para enxergar nada. Somente após alguns minutos, com a poeira baixando, deu para ver metade do prédio em pé. Era o imponente edifício Comurba que veio abaixo.

 

Há 50 anos II   

Isto marcou a minha vida e, de certa forma, traçou a profissão de jornalista. Onde eu estou, acontece alguma coisa. Foi a maior catástrofes ocorrida na cidade. O resto da história a gente já sabe. Dezenas de pessoas morreram e até hoje, 50 anos depois, ninguém foi responsabilizado.

 

O DNA da honestidade

Os políticos do PSDB querem ter o DNA da honestidade. Só que não é bem assim, a corrupção existe em todos os partidos, infelizmente. Somente neste mês, dois prefeitos do PSDB no estado de São Paulo foram cassados pelo TSE: o de Taubaté e o de Americana. Aliás, o TSE já marcou novas eleições em Americana para o próximo dia 7 de dezembro. O advogado piracicabano Alex Niuri, em um brilhante trabalho, foi quem arrolou todas as provas e deixou em evidência as falcatruas que o jovem prefeito de Americana cometeu frente ao executivo daquela cidade.

Manifestações

Enquanto a partidarização for mais importante que o foco da insatisfação popular, a corrupção – as manifestações não levarão a lugar nenhum. O combate à corrupção deve ser o grande projeto de cada cidadão nas ruas. Vamos propor uma lei para blindar o dinheiro público, mas sem a insanidade de desrespeitar a democracia e pedir a volta dos militares. Caso contrário, teremos nas ruas um bando de revoltados sem causa.

A vaidade empurra Aécio para o abismo

Fernando Brito, especialista em Pedagogia e Ciências Sociais, escreveu o seguinte: “A pior decisão que alguém pode tomar na política ou em qualquer área da vida é tentar ser diferente do que sempre foi”. E acrescentou: “Aécio Neves está se lambuzando neste erro ao proclamar-se o feroz ‘general da oposição’”.

Agora, no pós-eleição, com uma disposição poucas vezes vista em sua carreira política, está se esforçando para ser o primeiro dos radicais e o último dos agregadores. “O que faz um tolo não é apenas a mediocridade. É a mediocridade dominada pela vaidade primária de quem  acredita que passou a ser o que nunca foi.”

 

Fala Sério! é publicada toda quarta-feira no jornal Tribuna Piracicaba e no site da Tribuna e de A Província. Também pode ser acessada pelo Facebook: djalma.limasp

Contatos e-mail: [email protected]/[email protected]

 

Conteúdo relacionado

1 comentário

  1. Antonio Carlos em 19/11/2014 às 12:42

    Quem anda para trás é caranguejo. Espero que o ex-prefeito siga seu caminho. Gabriel está fazendo uma administração mais humana e sustentável.

Deixe um comentário