FALA SÉRIO!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

SEM LUZ

Continua a reclamação da população de Piracicaba contra o abandono dos cemitérios públicos da cidade: Saudade e Vila Rezende. Mato, túmulos quebrados e água parada contribuindo para formar criadouros do mosquito da Dengue são o cenário desolador desses espaços. A Prefeitura não toma nenhuma providência. O abandono dos cemitérios reflete o desleixo com a cidade: esburacada, calçadas desalinhadas, mato por todo canto e escorpiões assustando os moradores da Vila Sônia. E ainda tem gente com medo dos mortos!

 

SER OU NÃO SER

Quando o ex-prefeito José Borghesi (PMDB) foi candidato a prefeito, tinha como vice o hoje Secretário Municipal, Rogério Vidal. Durante a campanha eleitoral ele denunciou o ex-prefeito Mendes Thame de não cuidar dos cemitérios da cidade. Em um programa político mostrou crianças da Vila Monteiro brincando com caveiras retiradas dos túmulos. Na época, Rogerio Vidal se mostrou indignado e falou da falta de respeito com as famílias piracicabanas. Agora, como responsável pelos cemitérios, não faz nada. Ser ou não ser, eis a questão, já dizia Hamlet.

 

FAROESTE URBANO

A cidade já registrou três homicídios em menos de cinco dias. Na favela do Alemão, no Rio de Janeiro, foram quatro mortes em uma semana.   Todos os dias são registrados furtos, assaltos – vários neste último final de semana, com rendição de família – e roubos em Piracicaba. A população sente uma sensação de insegurança muito grande. Estamos voltando à época em que os moradores, principalmente os da periferia, não podiam deixar roupa pendurada no varal que os ladrões levavam tudo. E as autoridades policiais, o que têm a dizer?

 

TÁ TUDO DOMINADO

Quando dois Distritos Policiais da cidade são furtados no nariz de delegados, investigadores e escrivães não dá para a população acreditar na polícia. Se não conseguem proteger o patrimônio público e seu clã, como vão proteger o cidadão?

 

CREDIBILIDADE PELO CANO

Como estamos registrando nesta coluna há várias semanas, o SEMAE não está investindo na manutenção da rede de água e esgoto na cidade. Com isso o desperdício de água tratada chega a quase 50%, índice bem superior ao que é registrado em cidades como São Paulo e Campinas. Por isso vemos as constantes paralisações no fornecimento de água, principalmente nos bairros da periferia e até mesmo no centro. É de se lamentar que a Prefeitura, nas últimas administrações, tenha abandonado por completo a manutenção da rede de distribuição de água da cidade.

 

PONTE PARA A REELIEÇÃO

Os últimos administradores estão investindo na construção de pontes, obras que aparecem mais do que a infraestrutura de base. É essa ânsia de querer aparecer e pensar somente na próxima eleição que leva grande parte do dinheiro público para debaixo da ponte, literalmente.

 

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Os amigos jornalistas Homero Carvalho, Jairinho Mattos, Paulo Eduardo Carlin e Waldir Guimarães estão dando show no melhor programa do rádio piracicabano: Os comentaristas da Educadora.  Apresentado todos os dias, a partir das 12 horas, o programa bota a boca no trombone. Nesta semana, denunciaram que os salários pagos para os vereadores e assessores da mesa do Legislativo – vejam bem, só para os componentes da mesa – seria suficiente para remunerar, dignamente, os funcionários de duas creches com cerca de 200 alunos cada. Qual a diferença entre o atual presidente da Câmara, Matheus Erler, e seus antecessores? Ser vereador virou emprego, não uma atividade de representação dos anseios da comunidade. FALA SÉRIO!

 

digitandoVALE TUDO

O Facebook tinha tudo para ser um meio para aproximar e sociabilizar as pessoas, mas, a cada dia, vem se tornando um instrumento de propagação do ódio. A discussão de ideias perde espaço para as histórias de discriminação, e as pessoas escrevem e emitem opinião sem critério ou filtro. Não se trata de aceitar ou não ou fazer valer o direito da liberdade de expressão, mas de viver em sociedade, respeitado as regras de convivência social. O que se propaga, muitas vezes, é de extrema irresponsabilidade, sem comprometimento com a veracidade da informação, a ética e a verdade.

 

TERRA DE NINGUÉM

Tudo isso reafirma apenas uma coisa: nenhuma sociedade é capaz de conviver sem regras. Leio todos os dias palavrões e ofensas – que não vou reproduzir – a pessoas comuns e autoridades como se não houvesse responsabilidade sobre o que diz e nenhuma pena a ser aplicada. Pergunto: no seu dia a dia você fala mal, humilha e espezinha uma autoridade pública ou seu vizinho como se não houvesse amanhã, parodiando Renato Russo? Você é tão despojado assim no trânsito, no comércio, em sua empresa ou na escola de seu filho, ou já vai dizendo *&#@%~!?.

 

VANDALISMO VIRTUAL

Conclusão: como o Face nasceu sem regras e a legislação não é aplicada para punir quem extrapola, esse meio de comunicação vem sendo usado para terapia histérica em grupo, um jeito virtual de vandalizar personalidades públicas e sacanear o indivíduo. Claro, existem exceções, mas há muita gente que perdeu completamente a noção do que é certo ou errado. Nos meios de comunicação tradicionais, por exemplo, existem regras e um código de ética que, quando é ferido, o jornal ou o autor  respondem pelos seus atos.

 

Deixe uma resposta