Fala sério!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

O MESMO DO MESMO

 O Diretório Municipal do PSDB realiza convenção municipal para perpetuar nos cargos os mesmos de sempre. Não renova, não cria novas lideranças. E a política imposta por Barjas Negri, com métodos dos velhos coronéis, continua a vigorar. É triste ver um partido que já está no poder há mais de 20 anos na cidade não se oxigenar. Isso faz um mal terrível para a cidade.

 

SANGUESSUGA

 A volúpia de Barjas para querer ser o candidato à prefeito está provocando descontentamentos no PSDB. O deputado federal suplente Mendes Thame não concorda e Gabriel Ferrato já trata Barjas com certo distanciamento político. Barjas Negri já está sendo chamado de “Sanguessuga” por muitos militantes do partido.

 

PARTICIPAÇÃO…

Vocês conhecem aquela frase “Engana que eu gosto”? Pois é exatamente isso que a prefeitura faz com a população de Piracicaba. O Orçamento Participativo de Piracicaba registra baixo índice de execução nos últimos dois anos. De acordo com estudo feito pelo Observatório Cidadão, 84% das propostas feitas pela população para a cidade não foram executadas em 2013 e 2014. O balanço apontou que das 58 demandas apresentadas no período, 49 não foram realizadas e duas não chegaram a ser finalizadas.
…OU ENGANAÇÃO?

No engana que eu gosto do PSDB, o relatório transparência esclarece:  “O baixo grau de implementação implica no desestimulo e na descrença da população desse importante instrumento de participação”. Das sete propostas executadas, apenas a revitalização da área de lazer do bairro Santa Olímpia, na zona rural, foi realizada em 2014.

 

SEM ECO

Os dados da pesquisa apontaram também que só no ano passado a população sugeriu mais de 500 propostas em 12 reuniões. Já em 2013, foram 504 em 11 encontros.

 

CAVALO MORTO

O senado deu início ontem às discussões sobre o projeto que regulamenta a terceirização e Renan Calheiros, presidente da casa, já mandou um recado: “temos de criar alternativas fiscais para que o cavalo não morra; não podemos fazer um ajuste fiscal apenas cortando benefícios fiscais e trabalhistas, sem cortar na própria carne”.

 

CAVALO ENTERRADO

Para Hélter Santos Amorim, representante do Ministério Público do Trabalho, o projeto da terceirização é inconstitucional da forma como está.  Segundo ele, a Constituição garante férias, indenização por demissão arbitrária, participação nos lucros e sindicalização, direitos esvaziados pela terceirização. “A lógica da terceirização é perversa porque remete o trabalho ao mercado para adquiri-lo pelo menor preço. Ela foi a grande revolução patronal da década de 90 porque reduz salários e direitos trabalhistas e aumenta a jornada de trabalho em três horas diárias, em média.” E ainda há quem defenda essa iniciativa. Fala Sério!

 

FREIO NA PARADA

A prefeitura de São Paulo cortou em 35% a previsão de verbas para a Parada Gay, que será realizada no dia 7 de junho.  Com a medida, o investimento cairá de R$ 2 milhões para R$ 1,3 milhões se compararmos 2014 e 2015. Essa é mais uma medida que mata o paciente para curar a doença. Preferências APOGLBT à parte, o evento atrai milhares de turistas estrangeiros, o que cria impostos estaduais e federais, além de aumentar a ocupação nos hotéis, restaurantes, casas noturnas e nos eventos culturais da cidade.

 

NÃO APRENDERAM NADA

Nas últimas gestões do PSDB de Piracicaba, pelo menos dois prefeitos passaram pela administração de João Herrmann Neto: o ex-Barjas e o atual Ferrato, mas parecem que nada aprenderam sobre como governar com a participação da população. Essa politica do engana que eu gosto, praticada pelo PSDB, pode enganar as pessoas por um tempo, mas depois elas percebem que estão sendo usadas e suas reivindicações não são atendidas.

 

Fala Sério! é publicada toda quarta-feira no jornal Tribuna Piracicaba e no site da Tribuna e de A Província. Também pode ser acessada pelo Facebook: Falasério djalma lima

2 comentários

  1. Odair Jorge de Moraes em 20/05/2015 às 09:13

    Graças a Deus alguém está mostrando a verdade .

  2. Antonio Carlos em 22/05/2015 às 11:51

    PSDB é um partido de velhos e egos. Não tem mais nada a dizer para um Brasil que busca ser nação de verdade, e caminha para isso graças ao seu povo. Um partido que não cria e nem deixa que floresçam novas lideranças é partido de coronéis. Deixe-nos em paz PSDB. Bem ou mal, mais mal que bem, os senhores já fizeram o que sabiam. Vão brincar com os netos ou bisnetos para sentirem pelo menos no fim um pouco do sabor da vida. Vocês não estão preocupados com o Brasil.

Deixe uma resposta