Fala sério!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

GOTEIRAS NO TEATRO MUNICIPAL

Não é possível que várias reformas tenham sido feitas no Teatro Municipal Losso Netto e ainda não tenha sido resolvido o problema de goteiras. Quando chove é um Deus nos acuda. É ridículo! Baldes são colocados em vários locais para que a água não se espalhe. Na última quarta-feira, choveu e os velhos baldes estavam lá no hall. Isso é falta de gestão. A prefeitura, ao que parece, contrata a construtora e não fiscaliza o trabalho. Tudo fica pela metade. Isso se chama desrespeito com o dinheiro público.

MENDES THAME COM DEPRESSÃO

O candidato derrotado nas últimas eleições ao cargo de deputado federal Mendes Thame entrou em forte depressão. Segundo fontes próximas, ele está em casa abatido e bastante debilitado. Thame representa a velha guarda desgastada, que deveria deixar lugar para novas lideranças – aliás, coisa que esse grupo jamais fez. O coronelismo político em Piracicaba é muito enraizado e vem desde os tempos dos senhores de engenho. Mas, Mendes Thame deve assumir uma cadeira na Câmara se o governador Alckmin chamar deputados para secretarias de estado.  Melhor remédio para a depressão não há.

OS MELHORES MOMENTOS

Os melhores momentos da vibração política e crescimento da cidade foram quando o MDB, com Adilson Maluf e depois com João Herrmann Neto, rompeu a tradição dos coronéis e pode fazer um município mais democrático e pluralista. Infelizmente, voltamos aos velhos tempos.

A GRANDE VERDADE

Os atuais coronéis governam pela pressão e pelo medo. O tempo da opressão já passou, mas os políticos locais fazem de conta que não sabem disso. O prefeito Gabriel Ferrato tem de assumir a prefeitura e não mais deixar Barjas Negri governar nos bastidores. Como não pode ser candidato à reeleição, Barjas arrumou um jeito de continuar à frente da administração. E ainda tem gente que acredita que só o PT elege poste.

PARQUE TRIANON E A ESALQ          

No Parque Trianon, em frente ao Masp, há um busto do engenheiro agrônomo Joaquim Eugênio de Lima, o idealizador da avenida Paulista. A placa, feita em 1952, explica o projeto de arborização da ESALQ, à época dirigida pelo prof. José de Mello Moraes e que tinha José Alcindo Rittes como presidente do Centro Acadêmico. Furtada, a placa foi recentemente recolocada. Vale a pena conferir esse pequeno pedaço da mata atlântica no coração de São Paulo. Presente de piracicabanos para a Capital.

POR QUE ALCKMIN VENCEU?

A revista Época desta semana publica pesquisa que mostra a percepção da população sobre a falta de água em São Paulo. Para 79,15% dos entrevistados, a má gestão do serviço público é a grande responsável pelo problema. O desperdício é apontado como a causa do transtorno por 73,78% dos entrevistados e a falta de chuvas ocupa a terceira colocação para 63,91% dos ouvidos. Se grande parte da população culpa a má gestão, por que Alckmin venceu? Primeiro, foi a forte rejeição da classe média contra o PT e, segundo, a falta de uma oposição que representasse a ruptura. O eleito preferiu ficar com o ruim que já conhecia a eleger uma mudança incerta.

CÂMARA IGREJA

A Câmara de Vereadores de Piracicaba está parecendo um templo de fanáticos religiosos que só dizem amém, com raras, bem raras, exceções. Seus representantes foram eleitos pelo povo para legislar para o povo, mas, infelizmente, preferem se curvar ao poder público municipal. Mas, se esquecem de que daqui a dois anos retornarão à periferia para pedir votos. Muitas comunidades pediram alteração no orçamento, mas não foram atendidas. Aja devoção!

 

Fala Sério! é publicada toda quarta-feira no jornal Tribuna Piracicaba e no site da Tribuna e de A Província. Também pode ser acessada toda quinta-feira pelo Facebook: djalma.limasp

 

 

Deixe uma resposta