Fala sério!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Reajuste irregular

Como pode o Serviço Municipal de Água e Esgoto aumentar o preço da água? De que vale o esforço da população para fazer economia, quando se sabe que o governo do estado é o grande responsável pela crise que estamos vivendo. Ele não investiu nos sistemas mesmo sabendo que isto poderia ocorrer.

 

MP pede a revogação

O Ministério Público (MP)  pede a  revogação do aumento nas tarifas de água e esgoto de Piracicaba que aumentou pela segunda vez em cinco meses. De acordo com a Promotoria, o reajuste de 14,9% é irregular porque contraria uma lei federal de que as alterações nos valores só podem ser feitas no intervalo mínimo um ano. O mandado de segurança do vereador Laércio Trrevisan  está em análise do Tribunal de Justiça (TJ-SP) e a decisão deve sair nos próximos dias.

 

Valor restituído

 Será que o valor que a população vai pagar a mais será restituído para o consumidor? O reajuste foi publicado no diário oficial do município no dia 3 de julho e entrou em vigor no início de agosto. O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) informou que ainda não foi notificado sobre o posicionamento do Ministério Público e aguarda a decisão judicial.  O primeiro aumento na tarifa neste ano vigorou em março.

 

Promotoria

O Ministério Público também afirma que o reajuste proposto pelo Semae e autorizado pela Ares-PCJ deveria ter sido submetido à votação na Câmara de Vereadores o que não foi feito.

 

Perdendo a força

 As manifestações contra a presidente Dilma estão perdendo a força do povo para ser utilizado por políticos do PSDB.  Não dá para ficar batendo panela na rua, como se ninguém tivesse mais nada para fazer. Mesmo porque a Justiça já está fazendo a parte dela e colocando corruptos (políticos, lobistas e assessores  ) na cadeia, bem como os corruptores (empresários de construtoras). E o golpe que os principais dirigentes do PSDB vêm tentando dar não está dando certo. Primeiro as manifestações eram contra a corrupção, veio a fase do impeachment da presidente e agora tentam emplacar a renúncia. Fala Sério!

 

Riscos desconhecidos

As manifestações de rua se tornaram mais emoção que razão. Lógico que elas estão servindo para extravasar uma revolta generalizada, mas elas não trazem  respostas sobre o futuro. Vamos dizer que o desejo dos manifestantes seja concretizado e se torne realidade, e Dilma saia. Qual seria o efeito disso – ou as consequências de um impeachment – na militância petista e nos movimentos sociais? O que faria Lula, um nome de popularidade indiscutível, se sobrevivesse à Lava Jato? Quem ocuparia o poder? O PMDB de Temer e Renan, com apoio de Serra e do PSDB? Ou o PMDB de Cunha? Haveria novas eleições como quer Aécio? Como um novo governo enfrentaria o inferno de petistas tomando as ruas aos gritos de “foi golpe!”? E como desarmaria a bomba de um Estado aparelhado pelo PT nos últimos 12 anos? As questões sem resposta são inúmeras. Não é possível neste momento avaliar os riscos de cada uma. E políticos e homens de negócios experientes sempre preferem lidar com riscos conhecidos, por piores que sejam, a enfrentar incertezas desconhecidas.

No Face

 No faceboock coisas interessantes: o advogado Homero Carvalho convidando os amigos  Marcio Lino, Paulo Roberto Botão, Paulo Eduardo Carlim, Jairinho Mattos, Ronaldo Almeida Sango, Wanderlei Zampaulo, vereador Paiva, Jonas Parisotto, José Ferreira Filho, Marcos Gaiad, este colunista e quem quiser mais participar da passeata do “Figobar para a churrasqueira” no último domingo dia 16. Foi o maior sucesso mesmo porque as panelas serviram apenas para preparar os ingredientes do churrasco.

 

Mais uma

 Publicada está semana no face: em Piracicaba só tem santo se referindo aos políticos locais. Temos o santo Thame amigo de Nossa Senhora da Boa Morte, tanto é que decidiu comprar todas as propriedades desta rua; santo Moraes é um santo que se alia ao céu e ao inferno, já foi de João Herrmann e agora é do Geraldo Alckmin, não tem tanta convicção; Santo Gabriel este todos conhecem e está fazendo milagres, pois conviver com o Santo Barjas não está sendo fácil. Existem dezenas de outros santos na Câmara Municipal, mas não tenho espaço para relaciona-los neste espaço. Realmente Piracicaba é a ilha da santidade. Desde a sua fundação nunca tivemos uma CPI na Câmara, nunca tivemos nenhuma denúncia de corrupção ou desvio de dinheiro.

 

Deixe uma resposta