Fala sério!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

OLHAR PARA AS PEDRAS

Após meses fechado, a prefeitura finalmente consegue entregar o elevador panorâmico na ponte do Mirante. Quem for até lá poderá apreciar uma maravilha! O rio de pedras que se transformou o Piracicaba. A falta de liderança politica local permitiu que se desviasse 33 metros cúbicos por segundo de água para o Sistema Cantareira nos deixando esta herança que nem mesmo “as lagrimas de alguém que chora” vai conseguir “jogar água para fora”.

FALTA DE PLANEJAMENTO

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) afirmou que a falta de água em São Paulo foi resultado da falta de planejamento do governo paulista e relatou que a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SSRH) recebeu vários alertas sobre a necessidade de um plano de contingência para eventuais riscos de escassez hídrica na Região Metropolitana de São Paulo e que também afeta gravemente a região de Campinas e Piracicaba. O governo do estado negou as alegações e disse que era impossível prever a estiagem de 2014.

OUTRAS MEDIDAS

Sobre a seca no estado, o Tribunal de Contas afirmou que outras medidas poderiam ter sido adotadas para que a crise não chegasse “ao ponto em que se encontra atualmente, ou pelo menos para que seus efeitos fossem minimizados”, como despoluição dos rios Tietê e Pinheiros, recuperação da represa Billings e combate mais efetivo de perdas de água na distribuição.

VISÃO DO FUTURO

Se não fosse o ex-prefeito Herrmann Netto construir uma nova estação de captação de água no rio Corumbataí a cidade hoje estaria enfrentando um caos ainda maior no abastecimento de água. Outros prefeitos que o sucederam se preocuparam em construir pontes sem ter uma visão futurista com relação a preservação do Piracicaba, o nosso maior patrimônio.

NEM MAIS NEM MENOS

Piracicaba não aparece na relação dos 50 municípios brasileiros que mais desempregaram ou que mais empregaram no último ano. O Rio de Janeiro está no topo das cidades que mais demitiram, enquanto Franca, no interior de São Paulo, aparece como a que mais admitiu trabalhadores. Piracicaba foi a que mais demitiu na região de Campinas, isso devido à entressafra do corte da cana de açúcar normal nesse período do ano.

MULTAS POR DESRESPEITO

O órgão de trânsito de Piracicaba contabilizou de janeiro a julho deste ano, 865 multas por desrespeito de motoristas as vagas destinadas a pessoas especiais.  Isso quer dizer o que? Quem não respeita uma vaga determinada para deficientes e idosos não pode sair batendo panela contra a corrupção.

TRÊS ESTRATÉGIAS

O PSDB e suas lideranças em todo o país tem três estratégias para melhorar a situação econômica e politica no Brasil. 1º) Destruir a presidente Dilma e o PT; 2º) Destruir a presidente Dilma e o PT e 3º) Destruir a presidente Dilma e o PT. Aécio, Serra, Alckmin, Fernando Henrique entre outros só têm este discurso e nenhuma proposta efetiva para melhorar o país. Mas, se eles não têm alternativa, qual seria a vantagem de dar um golpe para assumir o poder? Essa é pelo menos a posição da maioria dos cientistas políticos, historiadores e sociólogos e até grandes empresários. O Juiz Federal Sergio Moro vem fazendo a parte dele colocando corruptos e corruptores na cadeia.

QUEM VAI SER O SÉRGIO MORO?  

O exemplo do Juiz Federal Sérgio Moro deveria tomar conta do país, em cada cidade, cada estado. Se isso acontecer a chance dos corruptos e corruptores proliferarem será pequena.  Então pergunto quem será o Sérgio Moro em Piracicaba?

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

As eleições municipais do próximo ano vão precisar de uma atenção maior da sociedade e da Justiça Eleitoral para que o abuso não continue. Candidatos normalmente amarram uma série de acordos antecipados para receber recursos de empresas que depois ficam quatro anos mamando nos cofres públicos, para  recuperar o dinheiro que “aplicaram” nestes candidatos.  Hoje a Justiça Eleitoral tem condições de fazer o cruzamento de dados de empresas que financiam campanhas e depois são contratadas para obras e prestação de serviços nos municípios.

SÃO PAULO NO TOPO

A cidade de São Paulo está no topo do destino dos brasileiros para visitar, principalmente no Natal, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha. A cidade supera o Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e outros destinos paradisíacos. No Natal as ruas e os shoppings ficam lotados e a cidade se ilumina toda e corais invadem a ruas para receber os turistas. Nos últimos anos a cidade vem tendo a preferência inclusive daqueles que iam para Nova York. Quando ainda estava em Piracicaba sugeri para a Associação Comercial colocar corais cantando musicas natalinas espalhadas pela Rua Governador. Nada fizeram e sem nada a oferecer o natal em Piracicaba continua sendo apenas uma festa do comércio. Fala Sério!

 

1 comentário

  1. Odair Jorge de Moraes em 28/08/2015 às 08:25

    Cidade que só tem tucano não precisa Sergio Moro .

Deixe uma resposta