Inatingível futuro

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Quando se é criança, a vida não apresenta preocupações. Nem mesmo com o futuro. A infância é um período maravilhoso, sagrado, e toda pedagogia a ela dirigida deveria vir de um único elemento: o amor. Criança necessita tão somente ser amada. Precisa da proteção dos pais e de quem dela cuida.

Quando jovens, somos chamados ao estudo, à busca de uma profissão que nos garanta um futuro. Pais se desesperam com as notas baixas e a falta de interesse dos filhos. Trata-se daquela fase em que os adolescentes se tornam seres humaninhos um tanto indóceis.

A vida prossegue e chega-se à vida adulta. Aí reside o busílis.    Se já tenho um diploma, vou batalhar pelo emprego e este talvez nem seja na área da minha especialização. Vocação é o que menos conta nessa hora e, com a crise atual, agarra-se o que primeiro vier pela frente, é preciso sobreviver.

A vida é feita de escolhas, dizem, e nem sempre isso é verdade. Reparou como há situações em que nem há o que escolher? É pegar ou largar. Decisão crucial, mas terá de ser feita com o coração nas mãos. Depois, se aparecer algo do nosso gosto ou inclinação, então talvez mudemos de profissão.

Tudo é feito pensando no futuro. Mas ouso afirmar que o futuro é cada dia vivido. Cheguei à quântica conclusão de que o futuro não existe, meus amados! Trata-se de uma ilusão de ótica das mais perversas ou das mais interessantes, depende do ponto de vista com o qual se olha para ele.

Notou que o futuro nos pega em cada momento, em cada esquina da vida? Ele estava lá atrás, nos bancos do grupo escolar e depois nos viu de saia pregueada, meias três quartos e gravata colegial. Ficou do nosso lado descendo a rua para ir à faculdade. Esteve conosco em cada turma da qual fizemos parte, das músicas que cantamos, dos amigos e       das ideias partilhadas acerca do futuro que nos salvaria de todas as dores. Ou de nós mesmos.

Ouso afirmar que o futuro é o momento presente, um reverso de sucessivos anos e meses. Ali estava o germe da nova manhã, ou seja, o dia seguinte. Este também se configura como futuro. Amanhã começo um regime. Amanhã.

O futuro é a cenoura pendurada na frente do burrinho?  Ele puxa a carroça, ela balança para ele, o burro quer pegá-la, mas ambos avançam e nunca que ele a alcança. Inatingível futuro.

Ouso afirmar que o futuro é hoje e que se esconde na dobra do tempo. Na nossa alma pequenina. Em cada vitória ou fracasso. Em cada vergonha ou em cada orgulho. O futuro está na palma das nossas mãos, no pão sagrado da nossa mesa, nos sonhos do nosso coração. Meu pai dizia sempre que “o futuro a Deus pertence” e esta é a mais bela premissa da vida.

Deixe uma resposta