Lixo de fora, fora!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

lixo  Vimos reafirmar o protesto da SODEMAP por a Câmara de Vereadores ter já aprovado, em primeira discussão, lei que permitirá que lixo (de qualquer natureza, em qualquer quantidade e vindo de qualquer lugar!) seja trazido para nossa cidade.

Desde há muitos anos Piracicaba está ainda disso protegida, por lei que proíbe totalmente essa prática.

Esclarecemos que não somos a favor tampouco de exportarmos nosso lixo para outra cidade. Cada município que cuide e trate do seu. Isso é o simples e bom “saneamento básico”; deve ser resolvido localmente. A tendência nacional de se regionalizar o tratamento de resíduos sólidos nem sempre é ambientalmente correta, diga-se.

Os senhores vereadores falam em visitar a empresa que será responsável pela usina de lixo de Piracicaba. Ótimo. Porém isso não muda o fato de que não compete aos edis preocuparem-se com as margens de lucro, mais ou menos atraentes, de empresas privadas, ou com os desejos do executivo. Cabe a eles protegerem a população que os elegeu; evitar que convivam diariamente com caminhões com centenas de toneladas de lixo, talvez até perigoso e tóxico, piorando nossas estradas e passando por cursos d`água que abastecem a cidade, trazendo riscos de contaminações diversas.

Queremos que os senhores vereadores lembrem-se de seus compromissos com a população que neles confiou e ajam de acordo com os mesmos.

 

 

Deixe uma resposta