No Facebook da vida

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

unnamed (1)Se você tem Facebook, se você conhece o Facebook, saberá do que estou tratando. Se não sabe o que é, nunca viu, não tem importância. O Facebook faz parte das chamadas redes sociais. Ele pode ser visto e compartilhado nos computadores, celulares, enfim, por meio desta assombrosa tecnologia de hoje.

É no Facebook que encontramos as frases mais sérias e as mais engraçadas. Há de tudo um pouco. Frases que injetam ânimo e coragem aos que perderam todas as esperanças; frases de amor; frases de auto-ajuda que não se encontram nem nos livros dessa área; frases de bom dia, de boa noite; frases e mais frases. Uma melhor que a outra!

O momento político é alvo de todas as piadas e imagens que o leitor possa imaginar. Sobretudo depois que a presidenta sugeriu estocar o vento… Aí foi demais, ninguém aguentou.   Sabemos que um Presidente da República merece o nosso respeito, pois se trata da autoridade máxima do país, mas a senhora em questão não tem se aplicado muito na observância do que diz e o pessoal não perdoa mesmo.

Às vezes, me pergunto o que ela pensará de tudo isso, se ela teria acesso à enxurrada de piadas e postagens grotescas envolvendo o seu nome, a sua equipe de governo, com ênfase para a corrupção que veio à tona nos últimos meses.

Mas, o bonito no Facebook são as frases. Veja esta: “Sempre haverá outra chance, outro emprego, outro amor, outro sapato. Mas nunca outra vida! Então, não desperdice seu tempo!”. Nada mais verdadeiro.

Sim, todos têm direito a uma segunda chance na vida. Até um criminoso terá esta chance, se puder se arrepender, pagar sua dívida para com a sociedade e recomeçar.

Procurar outro emprego. Certo. É saudável não se dar por vencido, sair em busca do que pode trazer alegria. É bom não se conformar com a rotina desgastante e sem graça.

Outro amor. Por que não? Se um amor não deu certo, não significa que um futuro amor também não dará. É preciso abrir as portas do coração e deixar o amor entrar. Tem uma frase bonita no Facebook sobre isso: “Se um dia chover amor, desejo que tenhas esquecido o guarda-chuva em casa. Deixa molhar.”

Outro sapato. Aqui, lembrei de um sapato de saltinho baixo, lindo, que eu tive quando mocinha. Nenhum outro foi tão bom de usar quanto aquele. Era branco, com uns furinhos no peito do pé. Acho que andei tanto com o coitado, que o salto quebrou… Não teve conserto. Então, a vida é assim, um sapato estraga, a gente compra outro. Porque caminhar é preciso.

“Mas nunca outra vida!”. De fato, você pode trocar tudo, de emprego, de casa, de amor, de carro, de sapato, mas você só tem esta vida! Esta é a vida que nós temos e com ela devemos chegar ao fim da jornada. Só Deus sabe onde fica essa parada obrigatória, de cuja fila ninguém escapa.

“Então, não desperdice seu tempo!”. De fato, como dizia a minha mãe, “a vida é curta”. Temos de aproveitar bem o nosso tempo, empregá-lo de forma inteligente e laboriosa, para que tudo se cumpra conforme o que planejamos um dia.

Nem todos planejam, creio que para a maioria a vida sai num susto ou vai sendo vivida um dia após o outro, sem grandes elucubrações. Afinal, a vida é sonho.

Deixe uma resposta