Noturno

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

noturno

Foto: Reprodução Google

Então, acordei às 4h30 da manhã. Perdi o sono, como se diz. E pensei em escrever. Havia um silêncio maravilhoso e percebi que estava com os plugs de ouvido. Acabei me acostumando com eles, por causa de uma situação particular. Há anos venho usando.

Não os tirei. Achei boa aquela paz exterior. Nenhum ruído, nenhum fragor de astros caindo lá fora. Eu estava segura no meu quarto, minha cama era o meu refúgio amado e aquele momento me pareceu único. Então, será a vida um mero ramerrão, repetitivo e insosso, insípida rotina de um dia quase igual ao outro? Não pode ser.

Como quebrar, na vasta madrugada, essa muralha de pedra que às vezes nos sufoca? Como sair de dentro desta casca ancestral, voar, voar, subir, subir? Como apanhar aquela flor exótica no abismo do penhasco? Como zelar por este cristal intocado que nos move a cada segundo? Se eu não fizer assim, não ficará bom. Ou não serei eu…

Então, eu me repito e não percebo. Dirijo sempre pelas mesmas ruas e meu gestual é limitado. Seria bom renovar a ansiedade saudável. E, de repente, saber que, além do céu mais azul, alguém está lá, sofrendo as mesmas dores de parto desta metamorfose sem fim.

A noite avança no seu mapa ilustrado. Ilhas e mares, lobos e aves, Galápagos dá à luz o dia final. Aquele que pertence a mim, que pertence a você. Que ninguém nos arrebatará.

Haverá palavras para esta grandiosidade? Como definir o êxtase da iluminação? Não basta escrever, não basta. Além do mais, nenhuma palavra, nenhum vocábulo do idioma amado exprime a beleza absoluta. Sim, é monumental o que se passa. A alma nos acompanha até a cozinha, porque precisamos de um copo d´água. O coração está aos pulos. O que está acontecendo? “É a Vossa face que eu busco, Senhor!”.

Volto para o quarto, na certeza de que haverá o anúncio de uma revelação.  E ela chega. O momento é propício. Devo guardá-la comigo, se o Anjo me confiou, não conto. Todos nós temos um segredo conosco. Só nosso. Partilhá-lo seria quebrar a ordem do Universo, alterar a órbita dos planetas, mexer no nascedouro das estrelas órfãs. Nem sei se elas existem. Supernovas. Buraco negro. Infinito.

Também somos infinitos enquanto duramos. Nossa memória aqui ficará no retrato da parede. Alguém se lembrará de nós, um dia, apesar da poeira do tempo e do esquecimento? Minha mãe dizia que é preciso  lembrar dos mortos e rezar por eles. Há almas esquecidas, que não têm quem reze por elas. Rezo pelas almas dos suicidas. Que alcancem a misericórdia de Deus.

A noite segue, o relógio no criado-mudo avança seus ponteiros e um clarão começa a surgir na janela do quarto. Ó dia da espera! Quando vestirei a veste nupcial, esta da qual faço um simulacro, atendendo ao pedido da minha alma riponga? Longas saias indianas, brincos e colares e um adesivo de “Paz e Amor” pregado no coração.

Se eu dormir de novo, irei sonhar? Como é bom conciliar o sono, depois que a inspiração fez seu trabalho. Parei de lutar com o travesseiro e o aceito como ele é. Assim como se faz com as pessoas, aceitando-as como elas são. Até a página doze, se bem me entendem. Sim, existem os perversos e arrogantes. Que o Senhor os corrija.

Ninguém insista com nada. Nem contra, nem a favor. Que tudo flua como um rio em nossa vida pequenina, diante do infinito eterno. Ele não muda nunca. O infinito está lá, galáxia após galáxia, milhares de sóis e de luzes. Sistemas solares desconhecidos. Luas que jamais sondaremos. Luares que jamais veremos.

Sob o céu que nos protege, fecho a crônica. E se o amor estiver no pote de ouro, no fim do arco-íris, lá estarei para celebrar a festa da vida.

Deixe uma resposta