O melhor filme do ano

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Bernadette

Foto: Reprodução Google

O melhor filme do ano já chegou. Se você se preocupa em entender como mentes criativas são desperdiçadas e como o sistema gera impedimentos para que as pessoas sejam autênticas, sendo obrigadas a seguir certos parâmetros sociais pré-determinados, assista a “Cadê Você, Bernadette?”, de Richard Linklater.

O eixo central é a interpretação brilhante de Cate Blanchett de uma arquiteta de grande sucesso que passa por uma crise criativa perante o fracasso de um empreendimento e a mudança de Los Angeles para Seattle para acompanhar o bem-sucedido marido. Esse processo a leva a se encerrar cada vez mais em si mesma, mantendo como elo de conexão com o mundo apenas a filha (ótima atuação de Emma Nelson).

Para uma mente criativa, a maior prisão está na pressão de uma vida comum. Sem desafios extraordinários, a banalidade cotidiana começa a corroer a protagonista por dentro numa espiral de ansiedade, depressão, medicamentos e comportamento antissocial. A saúde mental apena começa a ser recuperada quando surge a oportunidade de um novo projeto desvairado.

E não poderia ser melhor… A construção de uma base de pesquisa cientifica na Antártica. É o local ideal para quem deseja solidão e iniciar uma nova jornada. O que o filme apresenta é justamente essa necessidade de criar como uma resposta para a sociedade em que o diferente é visto geralmente como doentio. Veja e repense seus valores. O mundo precisa disso…

Deixe uma resposta