Pentecostes de amor

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

pentecostes

Foto: Reprodução Google

Há uma oração belíssima que celebra Pentecostes, esse fogo purificador do Espírito Santo de Deus, que desce sobre a terra e faz com que tudo seja criado.  Então, para os que a conhecem de cor, trata-se de uma oração que cura, redime e salva! Dizemos o tempo todo, sem cessar: “Vinde, Espírito Santo e renovai a face da Terra!”.

A Terra precisa desta purificação, desta renovação, para não perecer entre os escombros de um tempo em trevas. Precisamos todos de um ar novo e fresco, que encha nossos pulmões de uma lufada de bondade, misericórdia e graça. Os tempos são áridos, perigosos, são tantas as mortes, os crimes, as balas perdidas…

Vemos em toda parte a crueldade e a desumanidade. O que vale a vida humana? Mata-se por 50 reais, por um celular, por uma discussão no trânsito, por nada. Quanta falta de amor e de respeito para com o próximo. Vemos o descaso e o desgoverno de grande parte de nossos representantes, preocupados em se locupletar e enriquecer. Quanta ladroagem e corrupção! Nunca, em tempo algum da nossa história, o país sofreu tanta vergonha e desastre político.

Os que deveriam dar o exemplo da honestidade, do decoro e da decência, são os que enlutaram o país, fizeram o povo corar com tanta ousadia na roubalheira geral. É verdade que há uma operação policial em curso e muita gente foi presa. Pois assim se faz justiça num país cuja história de impunidade sempre foi marcante.

Que este fogo purificador do Espírito venha varrer as más lideranças, os maus sentimentos, as pitadas de psicopatia e falta de visão para com a coisa pública. Que o Espírito cure a nação aviltada, roubada, sucateada. Vinde, Espírito, é o Vosso tempo! Tempo da intervenção dos céus para este momento da vida brasileira.

Que o Espírito nos conforte a todos e não nos deixe desanimar. Sopre sobre nós o vento bom da caridade, da fé e da esperança. Que o consolo venha do Alto e ajude-nos a não perdermos o ânimo e a coragem, mesmo com tudo desmoronando à nossa volta. Vemos um mundo que se fragmenta nos valores, na dificuldade de se distinguir o certo do errado, e buscamos esta luz divina que nos dá o  correto discernimento.

O Espírito nos treina. Quem é amigo d´Ele ganha de graça este treinamento, estas aulas de profunda espiritualidade para aprender a enxergar o que é de Deus e o que não é. Sim, sim; não, não. As atitudes nobres e formadas na reta intenção provêm do Espírito, deste sopro de amor e de lucidez que nos envolve amorosamente, se estamos em sintonia com os mandamentos de Deus.

O amor não discrimina ninguém. O Espírito distribui Seus dons maravilhosamente. A cada um é dada uma habilidade, uma inteligência, uma sensibilidade. Todos possuem a graça natural destas dádivas. Não se pode dizer de alguém: “Este não vai dar pra nada”. Todos carregam uma dignidade em si mesmo, toda pessoa humana é digna de respeito e consideração e irá desempenhar seu papel no mundo, de acordo com sua inteligência e vontade. O ambiente familiar há de favorecer o desabrochar destes dons, uma vez que a família é projeto de Deus, pelo exemplo da sagrada família de Nazaré.

Que o Espírito nos console e nos conforte. Todos nós temos problemas. Lutamos todos os dias e esperamos a graça do livramento, da libertação. Lutemos ao lado do Espírito, na certeza da vitória.  Cremos na oração que diz: “Sê forte e tem coragem. Espera no Senhor”. É a força do Espírito agindo em nossa alma, com a consolação para nossos sofrimentos e rejubilo para nossas alegrias. “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor”.

Deixe uma resposta