Politicamente correto

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

     unnamedHoje, a ordem é ser “politicamente correto”.  Trata-se de uma postura bastante desejável, sobretudo quando se observa a ética, a cidadania, praticando-se a justiça e a igualdade de direitos.

De repente, tudo passou a sofrer uma vigilância exacerbada, um patrulhamento quase ideológico. Na verdade, em alguns casos, houve um acirramento da questão. Até mesmo os humoristas passaram a reclamar, pois piadas suspeitas tiveram de ser abolidas dos seus repertórios.

Lembro de mim mesma, muitos anos atrás, respondendo a um longo questionário para uma página semanal, editada por um grande comunicador social na imprensa de nossa cidade. Uma das perguntas era com quem eu não me casaria. E a tonta aqui, para fazer uma gracinha qualquer, respondeu que não se casaria com um “baixinho, gordinho e careca“. Como se um homem com esse biotipo fosse menos merecedor de amor e de atenção por parte de uma mulher.

Arrependi-me amargamente da tolice cometida. Hoje, seria presa por esta estultice. Foi uma grande estupidez de minha parte. Basta lembrar a torcedora do Grêmio que chamou o goleiro “Aranha” de macaco. Ela mereceu a repreensão e, certamente, vai pensar duas vezes antes de destratar alguém.

Não se pode julgar ninguém pela aparência, por sua etnia, cor, credo, gosto, jeito, características pessoais, sejam elas quais forem. Cada um é cada um, merecedor de todo o respeito e consideração. Claro que eu sempre soube disso, mas, às vezes, “escorregamos” feio quando deixamos de atentar para valores tão importantes.

No dia-a-dia, vemos inúmeras situações em que alguém é discriminado por ser “diferente”. A vítima desta agressão se sente humilhada e terá motivos de sobra para protestar, pois estaria sendo violada em seus direitos de cidadão.

O tal do “politicamente correto” vem ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade e a defesa da pessoa humana passa a ter um valor muito apreciado. Um cidadão que se sente ofendido por ter sido discriminado pode buscar seus direitos na Justiça.

A ética nas relações humanas volta com toda a sua força, num momento em que se preza a justiça, a dignidade da pessoa e as oportunidades para todos. Além disso, este conceito pode abarcar outros valores, os que dizem respeito ao uso correto dos bens de consumo, do que a natureza nos oferece, de forma que não venham a faltar para as gerações futuras.

Muita gente torce o nariz para o “politicamente correto”. Eu também já torci. Hoje, vejo que a força deste conceito traz muitos benefícios para todos. Desde o lixo que não se deve jogar no chão, passando pela rigorosa observância das leis de trânsito, até às minúcias do convívio social.

O universo ainda está sendo criado e o homem que nele vive também está em construção… Desculpem o transtorno, estamos construindo o homem, senhores. E este serzinho arrogante e orgulhoso terá muito a aprender até ser correto, muito, muito correto.

 

Deixe uma resposta