Tire as crianças do sofá: é hora delas aprenderem a voar

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

capa-sepularvaivoar-220719

(imagem: divulgação)

Como ensinar às crianças que um livro pode ser uma ótima companhia na ausência dos amigos devido ao isolamento social? Quem pode falar sobre o assunto para o seu público é a pedagoga e escritora de livros infantis Graziele Ferreira. Entre as orientações da pedagoga estão:
– Assim como os adultos fazem, escolha para a criança um livro que tenha relação com os interesses tradicionais do pequeno leitor (animais, super-heróis, esportes, princesas…);
– Cuidar da indicação da idade é importante: não apresente para uma criança de 8 anos uma obra indicada para uma criança mais velha: ela perderá o interesse rapidamente devido à falta de compreensão;
– O exemplo é sempre o principal estímulo: explique para o seu filho porque gosta de ler, relate como é prazeroso aprender tantas coisas e viver tantas emoções junto com os personagens.

“Se pular, vai voar”, uma das obras de Graziele Ferreira, é um incentivo para que a criançada viva, com entusiasmo, as experiências do dia a dia também na quarentena, longe da escola e dos amigos.

Para voar

Permitir-se viver as experiências com intensidade é a principal mensagem deixada para as crianças no livro “Se pular, vai voar”, da pedagoga e escritora.

A obra conta a história de um mago trapalhão insatisfeito com as mágicas que realizava no planeta Lovix e desanimado com as crianças que não gostavam de suas invenções. Loel, então, partiu em direção à Terra, em busca de um novo público para testar a sua mais nova criação: um pula-pula que faz voar.

Atiçadas pela curiosidade, três crianças terráqueas superaram o medo e, orientadas por Loel, começaram a voar após o terceiro pulo no brinquedo desconhecido. O menino Rui, que, diferente dos amigos, encarou a oportunidade de coração aberto, foi o mais tocado pela experiência. A partir disso, ele nunca mais foi o mesmo: as sensações e descobertas vividas durante o vôo impulsionaram o garoto a ter novos pensamentos, desejos e objetivos.

Além da rica lição, a escritora oferece ao pequeno leitor um glossário com nove palavras usadas para contar a história. Termos como gravidade, esplendidamente e zombaria são explanados ao fim da obra. Inspirada pelas produções de Maurício de Sousa, Graziele Ferreira baseou-se nas suas experiências profissionais e no contanto com as crianças para dar vida aos personagens.

“Se pular, vai voar”, publicado pela editora Autografia, ensina de forma sensível e divertida o público infantil a viver cada momento com entrega completa para uma vida mais intensa e transformadora.

Deixe uma resposta