A vida é feita de escolhas

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

images (49)Parece que o título acima constitui a frase campeã do facebook, em todas as suas formas e estilos. A frase vem enfeitada de fotos apaixonantes e emblemáticas. Sim, a vida é feita de escolhas. Feliz de quem acreditar nisso e apostar toda a sua energia nesta verdade fundamental.

Temos muitos caminhos à nossa frente, basta escolher. Há uma música do “Rei”, que diz “se o bem o mal existem/ você pode escolher/ é preciso saber viver”. De fato, pode-se escolher entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, entre a luz e as trevas. E buscar a sabedoria que o universo nos oferece, em todo momento.

Temos, dentro da nossa alma, um intrínseco conhecimento do que é correto e do que não é. Embora se afirme hoje, exaustivamente, que já não se consegue distinguir o certo do errado, pois estamos sob um bombardeio de falsos valores, a verdade é que sempre reconheceremos o bem em toda e qualquer circunstância e em sua inquestionável magnitude.

Se a vida é feita de escolhas, a palavra-chave é “decisão”. Tomar decisões exige reflexão, raciocínio, um espírito seletivo e determinado. Se alguém deseja algo na vida, tem de lutar por isso e tomar atitudes que caminhem neste sentido.

Esta é a luta mais bela, porque é a luta da vida. Lutar por um ideal, por uma profissão que se pretende exercer com zelo, esperando dar sua contribuição como cidadão do mundo, como pessoa humana interessada no bem e na paz, na transformação de uma sociedade que pode ser mais humana e mais justa.

Um olhar mais atento e veremos a necessidade de mudanças profundas. Muitas mudanças precisam começar dentro de nós mesmos. Se eu mudo, o mundo muda. Analisar um problema de forma isenta e não passional, ajuda a interpretar com mais lucidez e mais inteligência.

A grande questão que se coloca é a escolha pessoal. O rumo de nossas vidas, o que pensamos e como agimos diante dos impasses. Aprendemos com nossos erros, claro, e preferimos não repeti-los. Cada um tirou sua dolorosa lição de um passo errado, de uma atitude impensada ou de uma escolha mal feita.

Esta é a eterna temática da vida: as nossas escolhas, as nossas decisões. Ir ou ficar. Lutar ou jogar a toalha. Casar ou comprar uma bicicleta… O repórter perguntou ao vencedor qual o segredo da vitória e o maratonista respondeu: “Enquanto outros desistiram, eu continuei e acreditei em mim”.

Ao lado da frase campeã “a vida é feita de escolhas”, há uma outra que é “nunca desista dos seus sonhos”. Então, aí está um binômio perfeito, pedagogia para o início de uma longa jornada. Tal como se diz no ditado chinês: “Uma caminhada de mil passos começa com o primeiro”.

Decisão. Escolha. Não desistir dos sonhos. Pensar alto, pensar grande, mas com a consciência dos limites, da capacidade própria, do que é realizável e não apenas tolas quimeras.

Que ninguém se esqueça de colocar nesta empreitada maravilhosa algo que nos faz sempre vencedores: o nosso coração.

Deixe uma resposta