Instituto Cecílio Elias Netto lança livro “Mulheres, Semeadoras de Cultura”

WhatsApp Image 2018-05-18 at 10.33.35

Cecílio Elias Netto, Patrícia Fuzeti Elias e Arnaldo Branco Filho lançam, no dia 22 de maio, às 19 horas, no Teatro do Engenho Erotides de Campos, o livro MULHERES, SEMEADORAS DE CULTURA, editado em português e inglês pelo ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, com o apoio cultural da Caterpillar.

Na obra, os autores abordam a presença feminina ao longo da história da humanidade, destacando a importância da mulher como semeadora de cultura no cenário nacional e internacional. O tema é abrangente e – criteriosamente – retratado desde sua iniciação, com o surgimento da primeira mulher, Eva; num relato que vai de Madonna (a Santa) à Madonna (a cantora); de avanços culturais às conquistas sociais, com destaque ao protagonismo da mulher na educação, na ciência, na política, na religiosidade, na moda, na música, na pintura, no cinema, no teatro, na TV, entre outros temas.

O ponto alto de seu conteúdo editorial é o resumo de um ciclo de palestras e debates – sobre a influência da mulher na cultura – realizado em três cidades: Piracicaba (SP), Campo Largo (PR) e Sete Lagoas (MG), sob a mediação de Andrea Zámolyi Park, diretora de Assuntos Governamentais e Corporativos da Caterpillar Brasil, e de Patrícia Fuzeti Elias, vice-presidente do ICEN e, também, autora da obra.

Em Piracicaba, o encontro contou com palestras de Magic Paula e Carol Fuzeti e com a participação de Adriana Brasil, Bebé Salvego, Carmela Pereira, Érica Aparecida de Fátima dos Santos, Helaine Carrer, Lucineide Aparecida Maciel Corrêa, Marcela Costa, Regina Souza, Sueli Regina Chiaranda e Luciane Venturini (consultora de Responsabilidade Social da Caterpillar) como debatedoras.

O livro conta, ainda, com artigos assinados por Rosângela Rizzolo Camolese, secretária de Ação da Cultura e Turismo de Piracicaba, e do médico Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.

Sobre o ICEN

O jornalista e escritor Cecílio Elias Netto possui um número expressivo de obras publicadas e a posse de amplo material iconográfico da cidade de Piracicaba. Os mais de 40.000 itens (entre fotos, negativos, cartões postais, desenhos, gravuras, jornais, revistas e livros, abrangendo um período cronológico que se estende do século 19 aos dias atuais) estimularam familiares e um grupo de amigos a imortalizá-lo, ainda em vida, com a criação de um instituto de pesquisa e desenvolvimento cultural que leva o seu nome, o ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, entidade sem fins lucrativos, tendo como principal objetivo o cultivo e a propagação do cenário artístico, cultural, social e ambiental do município, através de ações múltiplas.

Lançamento do livro MULHERES, SEMEADORAS DE CULTURA

Autores: Cecílio Elias Netto, Patrícia Fuzeti Elias e Arnaldo Branco Filho

Data: 22/05/2018 (terça-feira), às 19h

Local: Teatro do Engenho Erotides de Campos

Av. Maurice Allain, 454 – Engenho Central – Piracicaba – SP

Deixe uma resposta