Projetos e Publicações do ICEN

ICEN - Instituto Cecílio Elias NettoOs projetos do ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto são norteados pelo intuito de resgatar, preservar, cultivar e propagar o patrimônio histórico cultural de Piracicaba. Sem esquecer, no entanto, o cenário nacional, a abordagem universal. É nesse sentido que o Instituto também valoriza a diversidade, a integração e a interdependência da cultura com os contextos social e ambiental.

Desde sua criação, os projetos do ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto têm sido produzidos em parceria com a B2 Comunicação, do jornalista Arnaldo Branco Filho.

Entre as formas de captação de recursos para a viabilização destes projetos, destaca-se a política de incentivos fiscais oferecida pela Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8313, de 23 de dezembro de 1991). A legislação possibilita que empresas (pessoas jurídicas) e os cidadãos (pessoas físicas) destinem parte de seu imposto de renda devido a ações culturais.

Para informações adicionais ou aquisição de publicações, entre em contato:
[email protected] / (11) 9.6326-3471 (celular/whatsapp)

Conheça, a seguir, as publicações do ICEN

Símbolo da acessibilidade

Símbolo da acessibilidade

As obras estão disponíveis para download gratuito. Os arquivos dos livros são gerados em PDF com acessibilidade. Saiba como usar.

Para baixar os livros, clique no botão “baixar” para receber sua cópia. Algumas publicações estão disponíveis mediante compra, ou não estão disponíveis.

Rua dos Ferroviários, casa número 10

Rua dos Ferroviários, casa número 10

“Rua dos Ferroviários, casa número 10” foi escrito por Cecílio Elias Netto há mais de três décadas. Um romance nunca publicado. E só agora, aos 81 anos, o escritor oferece aos leitores essa história, que entrelaça ficção e suas memórias de adolescente.

Lançado pelo ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto em formato digital, em 15 de dezembro de 2021, o livro foi contemplado pela Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc, no contexto do ProAC SP – ProAC Expresso LAB Edital 50/2020 “Literatura”.

Mais informações

Baixar a publicação

Rua do Porto – Pia Batismal de um Povo

Rua do Porto – Pia Batismal de um Povo

No ano em que completou seus 80 anos de vida, o escritor e jornalista Cecílio Elias Netto entregou à Piracicaba sua nova obra, mais um “canto de amor” à memória e história de sua cidade natal: “Rua do Porto – Pia Batismal de um Povo”.

Uma publicação do ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, a obra tem a coordenação editorial da B2 Comunicação e fotografia de Marcelo Fuzeti Elias. O livro – lançado em 19 de dezembro de 2020 – foi viabilizado pelo apoio cultural de: Oji Papéis Especiais, Cosan e Unimed Piracicaba – por meio da “Lei Federal de Incentivo à Cultura”.

Mais informações

Baixar a publicação

A Arte e Cultura Sesquicentenárias de Campo Largo

A Arte e Cultura Sesquicentenárias de Campo Largo

Com edição bilíngue português / inglês, o livro “A Arte e Cultura Sesquicentenárias de Campo Largo” reúne referências culturais e históricas do município do Estado do Paraná. Seu lançamento, em 10 de junho de 2020, integrou as comemorações dos 150 anos de Campo Largo.

A obra é uma iniciativa do ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, com a coordenação editorial da B2 Comunicação, autoria de Patricia Fuzeti Elias e fotografia de Marcelo Fuzeti Elias. Aprovado pela Secretaria Especial da Cultura, via “Lei Federal de Incentivo à Cultura”, este projeto foi viabilizado pelo apoio cultural da Caterpillar.

Mais informações

Baixar a publicação

Anos de Minha Vida e a Cidade Geriátrica

Anos de Minha Vida e a Cidade Geriátrica

Presidente do Lar dos Velhinhos de Piracicaba, Jairo Ribeiro de Mattos apresenta seu livro autobiográfico “Anos de Minha vida e a Cidade Geriátrica”, editado pelo ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto. Com organização editorial de Ana Cristina Meirelles de Mattos Marcondes e texto final de Camilo Irineu Quartarollo, a obra é a primeira edição da coleção “Brava Gente Piracicabana” – idealizada pelo ICEN para homenagear personalidades da história do município.

O lançamento aconteceu no dia 26 de janeiro de 2020, no Lar dos Velhinhos.

(O livro está disponível para venda no Lar dos Velhinhos de Piracicaba)

Mais informações

100 anos da Imigração Japonesa em Piracicaba

100 anos da Imigração Japonesa em Piracicaba

O livro 100 anos da Imigração Japonesa em Piracicaba reúne referências históricas ao lado de depoimentos de imigrantes e familiares, além de estórias vivenciadas pelo autor da obra, Cecílio Elias Netto, com seus amigos japoneses. O livro também tem a coautoria dos jornalistas Ronaldo Victória e Arnaldo Branco Filho e tem edição trilingue – português, inglês e japonês.

Mais informações

Baixar a publicação

Mulheres Semeadoras de Cultura

Mulheres Semeadoras de Cultura

Este projeto foi composto por um ciclo de palestras e debates, e a publicação de um livro, editado em português e inglês. De autoria dos jornalistas Cecílio Elias Netto, Patrícia Fuzeti Elias e Arnaldo Branco Filho, o projeto teve a coordenação da B2 Comunicação e o apoio cultural da Caterpillar – por meio da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações

Baixar a publicação

250 anos de Caipiracicabanidade

250 anos de Caipiracicabanidade

250 anos de Caipiracicabanidade é mais um livro do escritor e jornalista Cecílio Elias Netto, em homenagem aos 250 anos de Piracicaba – comemorados em 2017. A obra conta com a coautoria de Arnaldo Branco Filho e Marcelo Fuzeti Elias. Editado pelo ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto em português e inglês, o livro tem a coordenação editorial da B2 Comunicação.

Mais informações

Baixar a publicação

Piracicaba, a Florença Brasileira

Piracicaba, a Florença Brasileira

O título de mais esta obra do escritor Cecílio Elias Netto é uma metáfora, conforme explica o autor: “A variedade e a qualidade de nossos pintores e artistas identificaram-nos como naturais e moradores da Florença Brasileira. Não se trata de comparação, ‘como a Florença’, pois isso seria e continuaria sendo mentira. Chamaram-nos de ‘A Florença Brasileira’ para tentar explicar os tesouros artísticos que começavam a brotar do pequeno torrão sertanejo”.

Piracicaba, a Florença brasileira – belas artes piracicabanas tem edição trilíngue (português, inglês e italiano)  e foi lançado em 2017.

Mais informações

Baixar a publicação

Arco, Tarco, Verva - Dicionário do Dialeto Caipiracicabano

Arco, Tarco, Verva - Dicionário do Dialeto Caipiracicabano

Atualizada e ampliada, a sexta edição do Dicionário do Dialeto Caipiracicabano – Arco, Tarco, Verva, de Cecílio Elias Netto, reúne 1.479 verbetes. Quase 30 anos depois da publicação do primeiro dicionário, a nova versão foi apresentada ao público no momento em que o dialeto e o sotaque piracicabanos são reconhecidos como “patrimônio histórico e cultural imaterial da cidade de Piracicaba” – decreto 16.766 assinado pelo prefeito municipal em 25 de agosto de 2016.

Mais informações

Tenho interesse

Piracicaba, a doçura da terra

Piracicaba, a doçura da terra

Piracicaba, a doçura da terra é a obra que encerra a trilogia de Cecílio Elias Netto em homenagem aos 250 anos da cidade – lançada em 28 de agosto de 2017, no Salão Nobre da Câmara Municipal, no contexto das comemorações pelo aniversário de Piracicaba. Este novo livro soma-se aos anteriores: Piracicaba, um rio que passou em nossa vida (2016) e Piracicaba que amamos tanto (2015).

Mais informações

Baixar a publicação

Piracicaba, um rio que passou em nossa vida

Piracicaba, um rio que passou em nossa vida

Piracicaba, um rio que passou em nossa vida é o segundo livro da trilogia de Cecílio Elias Netto em homenagem aos 250 anos da cidade. Na obra, o autor registra a magia do Rio Piracicaba, desde o século 19 até os dias atuais, dividindo suas histórias e emoções sobre o Rio Piracicaba com os leitores.

Mais informações

Baixar a publicação

Piracicaba que amamos tanto

Piracicaba que amamos tanto

Piracicaba que amamos tanto é o primeiro volume de três livros escritos pelo ‘caipiracicabano’ Cecílio Elias Netto em homenagem aos 250 anos da cidade (que serão completados em 1º de agosto de 2017).

A obra, que conta com o apoio cultural das empresas Caterpillar, Cosan e Raízen, foi lançada na Câmara Municipal de Piracicaba em 24 de março de 2015. O livro retrata – em fatos e fotos – a magia e os encantos de Piracicaba, com registros a partir do século 19 até os dias atuais, com o autor narrando, de forma simples, mas ao mesmo tempo opulenta; com linguagem rebuscada, porém espontânea, aquilo que o cidadão piracicabano sente, vê e ouve sobre sua terra, natal ou adotada.

Mais informações

Baixar a publicação

Deixe uma resposta