Mulheres Inovadoras (3)

Hedy-Lamarr

Hedy Lamarr entrou para a história como inventora do wireless.

Na era da informática

A mulher também teve uma contribuição decisiva na área de informática. Hedwig Eva Maria Kiesler, atriz austríaca, naturalizada norte-americana, e também conhecida como Hedy Lamarr (famosa por estrelar o filme Ecstasy, em 1933), foi quem inventou o ‘wireless’, tecnologia que permitia controlar torpedos à distância, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), alterando rapidamente os canais de frequência de rádio para que não fossem interceptados pelo inimigo. Esse conceito de transmissão acabou, mais tarde, permitindo o acesso à Internet e no desenvolvimento de tecnologias como o Wi-Fi e o Bluetooth.

Com Ph.D em matemática pela Universidade Yale, a americana Grace Murray Hopper também se voluntariou para atuar na Marinha americana durante a Segunda Guerra Mundial, onde trabalhou com programação do computador Mark I. Apelidada de “Amazing Grace”, Hopper foi responsável por inventar, em 1955, o primeiro compilador para linguagens de programação (ferramenta que transforma o código fonte em uma linguagem), levando à criação do COBOL (Linguagem Comum Orientada para os Negócios), primeira linguagem de programação voltada ao uso comercial. Grace também cunhou o termo “bug” para descrever um problema no sistema de um computador.

Em 1973, Shirley Jackson foi a primeira mulher negra a receber um Ph.D do MIT, por desenvolver uma pesquisa científica que permitiu, a outros, as invenções do fax portátil, telefone de tons, células solares, cabos de fibra óptica e a tecnologia para identificação de chamadas.

Shirley-Jackson

Shirley Jackson, primeira mulher negra a receber um Ph.D do MIT.

Outras duas mulheres também se destacaram no mundo da informática. Incentivada por sua mãe para se tornar uma supercampeã em matemática, Ada Lovelace – em parceria com Charles Babbage, na Universidade de Londres – criou um “motor analítico” (o computador antigo timey) e, na sequência, desenvolveu uma maneira para programar a máquina com algoritmos matemáticos, sendo a primeira programadora de computador da história, enquanto Marissa Mayer – contratada pela Google, em 1999, tornando-se a primeira mulher na engenharia da empresa – teve um papel chave no desenvolvimento de ferramentas como o Google Search, Google Images, Google News, Google Maps, Google Books, Google Toolbar, iGoogle e Gmail.

Foram tantas invenções que apenas algumas foram selecionadas para nossos registros. Uma delas, no entanto, é tida por muitos homens como a maior invenção de todos os tempos: a cerveja, criada e produzida por mulheres há mais de 7.000 anos na Mesopotâmia e na Suméria.

(continua)

Para conhecer o conteúdo completo, acompanhe a TAG Mulheres-Inovadoras.

[Estes conteúdo e imagem foram retirados do livro Mulheres Semeadoras de Cultura”, co-autoria de Cecílio Elias Netto, Arnaldo Branco Filho e Patrícia Fuzeti Elias. Saiba mais sobre esta e outras obras publicadas pelo ICEN.]

Deixe uma resposta