Ibirapuera é idealizado por um piracicabano

ibirapuera

Foto: Secretaria de Turismo/ SP

Os jardins do Parque Ibirapuera, em São Paulo, são de autoria de Burle Marx, projeto de Oscar Niemeyer. Mas foi o piracicabano Octávio Augusto Teixeira Mendes, de tradicional família de nossa cidade, quem fez o primeiro planejamento daqueles jardins. Octávio Augusto é o grande injustiçado, esquecido tanto pelos piracicabanos como pelos construtores do Parque Ibirapuera.

O Monumento às Bandeiras, obra do italiano Victor Brecheret, que integra o complexo do Parque Ibirapuera, também contou com a participação de um artista com forte ligação a Piracicaba. Entre os quatro escultores selecionados por Brecheret para auxiliá-lo na execução do monumento, estava Ernesto Portante, que mais tarde instalaria seu ateliê em Piracicaba, no Lar dos Velhinhos, onde residiu até o dia de sua morte.

1 comentário

  1. Roberto Carvalho de Magalhaes em 14/06/2018 às 09:26

    Cecílio, Octávio Augusto Teixeira Mendes foi o autor do projeto definitivo para o paisagismo do Parque Ibirapuera. Burle Marx fez o primeiro projeto, que foi abandonado pela Prefeitura. Só muito mais tarde Roberto Burle Marx voltaria ao Ibirapuera para fazer o projeto do Jardim de Esculturas do MAM – Museu de Arte Moderna e reorganizar o espaço da antiga serraria, ao lado do viveiro Manequinho Lopes. De outra forma, o desenho e parte da vegetação ainda é o de Octávio Augusto Teixeira Mendes.
    https://parqueibirapuera.org/parque-ibirapuera/parque-ibirapuera/

Deixe uma resposta