A Arte e Cultura Sesquicentenárias de Campo Largo

Com edição bilíngue português / inglês, o livro “A Arte e Cultura Sesquicentenárias de Campo Largo” reúne referências culturais e históricas do município do Estado do Paraná. Seu lançamento, em 10 de junho de 2020, integrou as comemorações dos 150 anos de Campo Largo.

A obra é uma iniciativa do ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, com a coordenação editorial da B2 Comunicação, autoria de Patricia Fuzeti Elias e fotografia de Marcelo Fuzeti Elias. Aprovado pela Secretaria Especial da Cultura, via “Lei Federal de Incentivo à Cultura”, este projeto foi viabilizado pelo apoio cultural da Caterpillar.

O lançamento virtual – em função da pandemia de COVID-19 – foi realizado com transmissão via canais oficiais da Prefeitura Municipal de Campo Largo (Instagram, Facebook e YouTube).

O Projeto

O conteúdo de “A Arte e Cultura Sesquicentenárias de Campo Largo” foi construído por meio de entrevistas locais e referências de obras produzidas por autores, pesquisadores e historiados de Campo Largo e região.

O Projeto também incluiu a exposição “Campos, Cantos, Contos e Encantos de Campo Largo” – realizada no dia 02 de fevereiro do mesmo ano de lançamento do livro, na Igreja Matriz, no contexto das comemorações do Dia da Padroeira e do mês de aniversário da cidade. A exposição apresentou painéis que retratam a cidade, produzidos por alunos do 5ª ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino.

Incluídos no conteúdo editorial, os painéis foram criados especialmente para enriquecer a obra comemorativa aos 150 anos da cidade. Em preparação à produção dos mesmos, o ICEN ofereceu “Oficina de Capacitação / Reciclagem em Artes” a 65 professores de 39 escolas municipais de Campo Largo. As oficinas aconteceram na Secretaria de Educação e contaram com a facilitação de Ariane Bianco, artista plástica local. E a exposição contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, e da Secretaria Adjunta de Cultura de Campo Largo.

2 comentários

  1. Jurema Gonçalves dos Santos em 08/08/2023 às 17:09

    Olá! Gostaria de ter acesso ao livro digital sobre A Arte e cultura Sesquicentenária s de Campo Largo. Para pesquisa de mestrado. aguardo seu contato.

Deixe uma resposta