ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto lança livro no Paraná

Capinha 150 anos

O livro “A Arte e Cultura Sesquicentenárias de Campo Largo” – que comemora os 150 anos da cidade paranaense – teve seu lançamento virtual no último dia 10 de junho. A obra é uma iniciativa do ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, com a coordenação editorial da B2 Comunicação e autoria de Patricia Fuzeti Elias. Aprovado pela Secretaria Especial da Cultura, via “Lei Federal de Incentivo à Cultura”, este projeto foi viabilizado pelo apoio cultural da Caterpillar.

Esta é mais uma ação do Instituto, que amplia sua atuação, a partir da cidade de Piracicaba. Para o jornalista e escritor Cecílio Elias Netto, que dá nome ao Instituto, o convite para a produção desse trabalho em outro estado revela a “comunhão de identidades, no propósito que acalentamos de divulgar, o máximo possível e com fidelidade, valores e riquezas das chamadas cidades interioranas do brasileiro”.

O lançamento em evento presencial, programado pelo Instituto, foi suspenso em função da pandemia do Coronavírus. O livro, então, foi apresentado à cidade em lançamento virtual promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Largo. “O livro, na verdade, é uma memória. Uma pessoa sem memória não sabe de onde veio, onde está e para onde vai. Este livro estará presente, aqui, quando Campo Largo fizer 200, 300 anos… Esta obra tem tanto ou mais valor, que a recuperação de qualquer prédio histórico de nossa cidade” – destacou o prefeito campolarguense Marcelo Puppi.

Agradecimentos

O presidente do ICEN, Marcelo Fuzeti Elias, conta que o Instituto e a Caterpillar doaram uma cota de exemplares do livro ao município, a serem distribuídos gratuitamente a organizações educacionais e culturais locais – por meio das Secretarias de Cultura, Educação e Desenvolvimento Social do município. É o presidente do Instituto que enfatiza os agradecimentos:

“Queremos agradecer ao prefeito de Campo Largo e a toda sua equipe. Nós fomos recebidos na cidade com enorme carinho e dedicação. Esse apoio foi fundamental para a realização desse trabalho. Agradecer, também, ao Arnaldo Branco Filho, da B2 Comunicação, ele é o nosso grande parceiro, o responsável pela mágica toda desse livro.

E um agradecimento especialíssimo à Caterpillar do Brasil, o patrocinador deste projeto. Sem eles, esta obra não teria sido possível. Com essa crise toda pela qual estamos passando, sem a participação da Caterpillar não teria sido possível distribuir, gratuitamente, mais da metade dos exemplares editados.”

Lancamento-ICEN-CampoLargo_10jun20

No evento do lançamento virtual, transmitido a partir da Prefeitura de Campo Largo, a presença de (da esquerda para a direita): Arnaldo Branco Filho, da B2 Comunicação, editor do livro; Lindamir Ivanoski, secretária adjunta da Cultura do município; Marcelo Puppi, prefeito de Campo Largo; Marcelo Fuzeti Elias, presidente do ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto; Dorotéa A. Merchiori Stoco, secretária da Educação do município; e Maurício Rivabem, vice-prefeito de Campo Largo. (foto: assessoria de comunicação / Prefeitura de Campo Largo)

O Projeto

Com edição bilíngue português / inglês, o livro reúne referências culturais e históricas do município de Campo Largo, conhecido como a “Capital da Louça”. A autora, Patrícia Fuzeti Elias, conta que o livro é uma celebração aos 150 anos da cidade paranaense – que serão comemorados no próximo ano.

“Mais do que uma celebração, no entanto, o livro também é um chamado à memória e à participação de cada morador de Campo Largo. Porque não existe uma história única: ela é um todo composto de partes gestadas por várias mãos, percepções, sentimentos, pensamentos. Todo relato é tecido e se transforma ao longo do tempo e dos olhares que recebe. Por isso, somos todos cocriadores e corresponsáveis pela história. Somos todos guardiões da memória” – observa a autora.

Crianças, a continuação dessa obra

O projeto também incluiu a exposição “Campos, Cantos, Contos e Encantos de Campo Largo” – realizada em fevereiro passado na Igreja Matriz, no contexto das comemorações do Dia da Padroeira e do mês de aniversário da cidade. A exposição apresentou painéis que retratam a cidade, produzidos por alunos do 5ª ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino.

Incluídos no conteúdo editorial, os painéis foram criados especialmente para enriquecer a obra comemorativa aos 150 anos da cidade. Em preparação à produção dos mesmos, o ICEN ofereceu “Oficina de Capacitação / Reciclagem em Artes” a 65 professores de 39 escolas municipais de Campo Largo. As oficinas aconteceram na Secretaria de Educação e contaram com a facilitação de Ariane Bianco, artista plástica local. E a exposição contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, e da Secretaria Adjunta de Cultura de Campo Largo.

Para o presidente do Instituto: “Temos um carinho especial por esta obra, porque esta história de Campo Largo nós contamos junto com as crianças. Isso foi um grande diferencial. A participação das crianças trouxe uma alegria, um conhecimento e um olhar diferente sobre a história de Campo Largo. E queremos deixar uma mensagem às crianças da cidade: vocês são a continuação e o futuro dessa obra. Se orgulhem e honrem essa história belíssima que descobrimos em Campo Largo.”

Sobre o ICEN

Criado em 25 de agosto de 2015, em Piracicaba, SP, o ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade: resgatar, preservar, cultivar e propagar o patrimônio histórico cultural de Piracicaba; produzir e estimular projetos culturais em geral, que valorizem a diversidade, as artes, a integração e a interdependência da cultura com os contextos social e ambiental. O Instituto atua por meio de ações múltiplas, como publicação de livros e produção de eventos, entre outras. Foi, por exemplo, a força motriz do movimento cultural que culminou no reconhecimento oficial do “sotaque e dialeto caipiracicabanos” como Patrimônio Imaterial da cidade de Piracicaba.

Sua criação é uma homenagem que amigos e familiares prestam a Cecílio Elias Netto, por sua trajetória de mais de 50 anos de literatura e 60 de jornalismo. Para expressar a motivação de seu apreço pelo resgate, preservação e difusão cultural, Cecílio empresta argumento de Agostinho de Hipona, o Santo Agostinho: “Ninguém ama aquilo que não conhece” – um ponto de partida e, também, quase uma advertência.

Sobre a Caterpillar

Por mais de 90 anos, a Caterpillar torna o progresso sustentável possível e direciona mudanças positivas em cada continente. Os clientes contam com a Caterpillar para ajudá-los a desenvolver a infraestrutura e a gerar energia de que necessitam. Com vendas e receitas de U$ 53,8 bilhões, a Caterpillar é líder mundial na fabricação de equipamentos para os mercados de construção, mineração, agropecuária e florestal, além de produzir e fornecer turbinas industriais a gás, motores a diesel e gás natural, grupos geradores de energia elétrica e locomotivas diesel-elétricas. A companhia também provê financiamento e serviços relacionados por meio de seu segmento de Produtos Financeiros. No Brasil, está presente há mais de 65 anos, sendo a principal exportadora brasileira em seu segmento, tendo 5.500 funcionários em suas unidades de Piracicaba-SP, Campo Largo-PR e Sete Lagoas-MG.  Para mais informações, visite caterpillar.com. Para se conectar conosco pelas redes sociais, visite caterpillar.com/social-media.

Deixe uma resposta