Caipiracicabanos celebram raízes culturais
O III Encontro do Caipiracicabanos reuniu público no SESC Piracicaba para uma roda de conversa sobre o linguajar do piracicabano – cujos dialeto e sotaque caipiras foram reconhecidos como Patrimônio Imaterial, por meio de decreto municipal assinado em 25/agosto/2016.
O “Encontro dos Caipiracicabanos” foi idealizado pelo ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, para valorizar e propagar a cultura caipira, de raiz, da região de Piracicaba. Este terceiro evento, foi composto por roda de conversa e apresentação da dupla de moda de viola, Gustavo e Gabriel.
Para o sarau que debateu e festejou as raízes da cultura caipira, o jornalista e escritor Cecílio Elias Netto recebeu representantes do CODEPAC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba e das instituições que, lideradas pelo ICEN, solicitaram o reconhecimento de patrimônio imaterial junto ao Conselho. São eles:
João Benatti: presidente da APAP – Associação Piracicabana de Artistas Plásticos;
Mauro Rontani: representante do poder legislativo no CODEPAC e ex-presidente do Conselho, na época do reconhecimento do Patrimônio Imaterial;
Renata Gava: diretora do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e 1ª Secretária do CODEPAC – participou da comissão do Conselho que analisou o reconhecimento do dialeto “caipiracicabano”;
Valdiza Maria Capranico: presidente do IHGP – Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba;
Edson Rontani Jr.: diretor da APL – Academia Piracicabana de Letras.
O evento foi realizado no SESC Piracicaba, na quinta-feira, 22 de agosto, e contou com a mediação de Rachel Fuzeti Elias e registro fotográfico e produção de Marcelo Fuzeti Elias. O Encontro marcou diversas comemorações: o aniversário da cidade; três anos de assinatura do decreto de reconhecimento do Patrimônio Imaterial; quatro anos de constituição do ICEN; início da programação de atividades em homenagem aos 80 anos de vida do jornalista Cecílio Elias Netto, a se completar em junho/2020.