Jairo Mattos lança livro autobiográfico

Capa-Jairo-Matos

O presidente do Lar dos Velhinhos de Piracicaba, Jairo Ribeiro de Mattos, lançou seu livro autobiográfico: “ANOS DE MINHA VIDA E A CIDADE GERIÁTRICA”, editado pelo ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto / B2 Comunicação.

A obra – com organização editorial de Ana Cristina Meirelles de Matos Marcondes e texto final de Camilo Irineu Quartarollo – faz parte da coleção “Brava Gente Piracicabana”, idealizada pelo ICEN para homenagear grandes personalidades da história do município.

Segundo o jornalista Cecílio Elias Netto – autor do prefácio do livro – Jairo Ribeiro de Mattos nasceu com o dom de servir. “Sempre me vi como testemunha da vida desse homem que, desde a juventude, agita e move Piracicaba. Jairo era notícia desde a mocidade e acontecia nas mais diversas áreas: no esporte, na sociedade, nas artes, na cultura, numa vibrante e incoercível vontade de participar, de agir. E, em especial, a de servir”.

Tido como homem austero, de caráter severo, o que se reflete na rigidez das opiniões, dos hábitos, no rigor para consigo mesmo e para com os outros, esta obra, “ANOS DE MINHA VIDA E A CIDADE GERIÁTRICA”, pretende revelar um Jairo Ribeiro de Mattos complacente, flexível e caridoso, intercalando duas grandes missões no decorrer de sua vida: SERVIR e CONSTRUIR. Praticando o bem, sempre SERVINDO ao próximo, e, também, sempre CONSTRUINDO, deixando um inspiradíssimo e generoso legado.

Entre suas inúmeras ações, construiu a Capela do Lar dos Velhinhos, a Gruta do Milagre, o Templo da Paz e a Capela de Santa Rita. Com suas esculturas, deixou pegadas que podem ser seguidas, vistas e admiradas, com estátuas, cabeças e bustos espalhados pela cidade de Piracicaba, pelo Estado de São Paulo e pelo Brasil. Em suas obras, não existe aquela mais ou menos significativa. Uma delas, porém, serve como exemplo de como se deve SERVIR. Foi ele quem projetou e ajudou a construir a primeira cidade geriátrica do Brasil: o Lar dos Velhinhos de Piracicaba.

Sobre o ICEN

O expressivo número de obras publicadas (como jornalista e escritor) e a posse de amplo material iconográfico da cidade de Piracicaba fazem de Cecílio Elias Netto um colecionador de rara expressão e grande fonte a todos que queiram aprofundar-se na história do município. Os mais de 40.000 itens, entre fotos, negativos, cartões postais, desenhos, gravuras, jornais, revistas e livros – abrangendo um período cronológico que se estende do século 19 aos dias atuais –, estimularam familires e um grupo de amigos a homenageá-lo com a criação de um instituto de pesquisa e desenvolvimento cultural que leva o seu nome, o ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, entidade sem fins lucrativos, tendo como principal objetivo o cultivo e a propagação do cenário artístico, cultural, social e ambiental do município, através de ações múltiplas.

Presidido por Marcelo Fuzeti Elias, o ICEN firmou uma parceria com a B2 Comunicação, empresa dirigida pelo jornalista Arnaldo Branco Filho, e com pouco mais de quatro anos de existência (foi fundado em 25 de agosto de 2015), vem cumprindo sua missão a todo vapor. Foi o responsável pelo movimento cultural que culminou no reconhecimento oficial do ‘Dialeto e Sotaque Caipiracicabanos’ como Patrimônios Imateriais do município e promoveu o 1º, 2º e 3º Encontros dos Caipiracicabanos, em 2016, 2017 e 2019. Além da histórica trilogia sobre a cidade, formada pelas obras “Piracicaba que amamos tanto” (2015), “Piracicaba, um rio que passou em nossa vida” (2016) e “Piracicaba, a doçura da terra” (2017) – colocou no mercado a 6ª versão atualizada do “Dicionário do Dialeto Caipiracicabano (Arco, Tarco e Verva)”, em 2016; “Piracicaba, a Florença Brasileira (Belas Artes Piracicabanas)”, em 2017; “250 anos de Caipiracicabanidade”, em 2017; “100 anos da Imigração Japonesa em Piracicaba”, em 2018; “Mulheres, Semeadoras da Cultura”, em 2018.

A, agora, em 2020, lança a obra “ANOS DE MINHA VIDA E A CIDADE GERIÁTRICA”, autobiografia de Jairo Ribeiro de Mattos, que abre a coleção “Brava Gente Piracicabana”. Outras duas obras encontram-se em fase de produção: “Rua do Porto, pia batismal de um povo”, de autoria de Cecílio Elias Netto, e “150 – A arte e cultura sesquicentenárias de Campo Largo”, escrito por Patrícia Fuzeti Elias. A coleção “Brava Gente Piracicabana” terá sequência – enfocando novos personagens – com o intuito de propagar feito s e conquistas que ajudaram a escrever e engrandecer a história de Piracicaba.

Serviço

Lançamento do livro “Anos de Minha Vida e a Cidade Geriátrica”, de Jairo Ribeiro de Mattos. Domingo, dia 26 de janeiro, às 10h, no Lar dos Velhinhos (Avenida Torquato da Silva Leitão, 615 – Piracicaba-SP). Preço: R$ 50.

 

Deixe uma resposta