Anos de Minha Vida e a Cidade Geriátrica

Capa-Jairo-Matos_destaquePresidente do Lar dos Velhinhos de Piracicaba, Jairo Ribeiro de Mattos apresenta seu livro autobiográfico “Anos de Minha vida e a Cidade Geriátrica”, editado pelo ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, em parceria com a B2 Comunicação. Com organização editorial de Ana Cristina Meirelles de Mattos Marcondes e texto final de Camilo Irineu Quartarollo, a obra é a primeira edição da coleção “Brava Gente Piracicabana” – idealizada pelo ICEN para homenagear personalidades da história do município.

O lançamento aconteceu no dia 26 de janeiro de 2020, no Lar dos Velhinhos.

Para o jornalista Cecílio Elias Netto – autor do prefácio do livro – Jairo Ribeiro de Mattos nasceu com o dom de servir. “Sempre me vi como testemunha da vida desse homem que, desde a juventude, agita e move Piracicaba. Jairo era notícia desde a mocidade e acontecia nas mais diversas áreas: no esporte, na sociedade, nas artes, na cultura, numa vibrante e incoercível vontade de participar, de agir. E, em especial, a de servir”.

O autor

“Eu não faço favor: gosto é de ajudar as pessoas”, resume o autor da autobiografia, aos 89 anos de idade Piracicabano, é professor aposentado da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), onde formou-se engenheiro agrônomo. Foi vereador (1973-1976) e deputado estadual por dois mandatos. Desde 1971, integra o quadro diretivo do Lar dos Velhinhos de Piracicaba, do qual é o atual presidente. Na instituição, que é uma das mais importantes e reconhecidas do país no acolhimento a idosos, criou e desenvolveu a primeira cidade geriátrica do Brasil. Jairo Mattos é, também, sócio-diretor das rádios Educadora AM e Jovem Pan FM Piracicaba. Artista plástico premiado, Jairo é autor de mais de 100 esculturas em bronze, entre elas bustos de personalidades dos cenários local e nacional. “Nunca tive a intenção de ganhar dinheiro com as esculturas. Faço pela satisfação pessoal e por amor à arte”, confidencia.

Com projeto gráfico leve e ágil, repleto de fotos e ilustrações, o livro traz um relato construído sobre uma linha do tempo, pontuada de histórias ora curiosas, ora engraçadas, ora emocionantes, tanto da vida pessoal como do próprio Lar dos Velhinhos. As memórias de Jairo Mattos trazem à tona fatos e acontecimentos, muitos deles desconhecidos pela população.

(O livro está disponível para venda no Lar dos Velhinhos de Piracicaba)

Deixe uma resposta