Este evento já ocorreu

Preservação ambiental é tema de “Bichos Vermelhos” no Diversão em Cena

Bichos Vermelhos

Foto: Divulgação

A companhia Pia Fraus desembarca com o espetáculo “Bichos Vermelhos” no programa Diversão em Cena, em Piracicaba. A montagem será encenada no dia 20 de maio, domingo, a partir das 16h, na Estação da Paulista.

Inspirada no livro de Lina Rosa, com muito humor e poesia, o espetáculo traz a preocupação com a preservação da natureza. Os chamados bichos vermelhos são os animais que estão na lista vermelha das espécies em risco de extinção, ou perto de entrar nela. O Tamanduá Bandeira, Codorna Buraqueira e o Macaco Prego Galego são alguns dos animais que foram reproduzidos em forma de bonecos.

Três atores e mais de 20 bonecos se revezam durante o espetáculo. Com muita diversão e brincadeira, eles fazem a plateia refletir sobre este sério problema.

Considerado o maior programa nacional de formação de público infantil no Brasil, o Diversão em Cena é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de São Paulo (PROAC-ICMS) e tem o objetivo de contribuir para a formação de público para teatro, oferecendo espetáculos de qualidade. Trata-se de um programa da ArcelorMittal, desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Ação Cultural e Educação de Piracicaba.

Informações sobre o evento

Datas e horários

20/05/2018 16:00

Local

Estação da Paulista

Estação da Paulista, 1423

CEP 13400-140

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis

Retirar com 1 hora de antecedência.

Sinopse

Inspirado no livro homônimo de “Lina Rosa”, o espetáculo “Bichos Vermelhos” envolve com humor e poesia um assunto muito relevante para a sociedade atual: a preservação da natureza. O diretor da Cia. “Pia Fraus”, “Beto Andreetta” refletiu sobre a necessidade de estabelecer uma comunicação sobre este assunto com os nossos futuros adultos. A “Pia Fraus” considera fundamental tratar deste assunto tão importante, principalmente com a esperança de despertar a atenção destas crianças para o cuidado com a natureza e o meio ambiente, isso em forma de teatro, “teatro de bonecos” e de uma maneira lúdica e delicada.

O espetáculo “Bichos Vermelhos” carrega o mesmo propósito do livro: destacar o risco de extinção das espécies que fazem parte da “Lista Vermelha” (Lista de espécies em extinção, da “União Internacional da Conservação da Natureza”), dirigido por “Adriana Telg”, artista plástica, circense e atriz, foi integrante da “Pia Fraus” desde 2002, onde atuou como interprete, criadora, figurinista e ensaiadora, Adriana é atualmente uma das responsáveis pelo “Espaço Pia Fraus”.

A peça “Bichos Vermelhos” conta a envolvente história dedicada aos bichos brasileiros, que fazem parte da lista vermelha das espécies em risco de extinção, ou ainda os próximos animais a entrarem nela. O Tamanduá Bandeira, Codorna Buraqueira, Macaco Prego Galego são alguns dos animais que foram reproduzidos em forma de “bonecos” da “Pia Fraus”, construídos por “Dino Sato”, um importante bonequeiro e parceiro da “Pia Fraus”. Na cena, três atores e mais de vinte bonecos são apresentados durante o espetáculo que com muita diversão e brincadeiras, posicionados para a difusão emergente destas questões no ambiente infanto-juvenil.

Na cena, “Bichos Vermelhos” trata de uma encenação de inúmeros bichos que estão em extinção. Com a apresentação de bonecos feitos especialmente para o espetáculo, a linguagem utilizada durante a apresentação mistura dança, teatro, teatro de bonecos e performances onde os bonecos se transformam em pequenos instrumentos percussivos. Os atores/bailarinos realizam simultaneamente e com suas habilidades a manipulação dos bonecos, a movimentação coreográfica, a fala dos textos e a sonoridade feita com os bonecos, unificando as diversas linguagens durante a apresentação.

A principal causa dos animais ameaçados desaparecerem do planeta é a destruição da natureza, a “Pia Fraus”, através deste espetáculo chama a atenção da sociedade para se refletir sobre estes futuros e prováveis desaparecimentos. Os dados são alarmantes, entre agosto de 2015 e julho de 2016, o Brasil destruiu quase 8 mil quilômetros quadrados da floresta amazônica, de acordo com levantamento divulgado em 2016, pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Por isso, a importância de preservar os ecossistemas e protegê-los, “se a sociedade trabalhar direitinho, dá para produzir comida, fazer roupa, remédio e tudo que a gente precisa sem destruir a natureza”, relata a ambientalista “Marina Silva”, no prefácio assinado no livro “Bichos Vermelhos”, obra finalista do “Prêmio Jabuti”.

Ficha técnica

Classificação indicativa
LLivre
Apresentando
Pia Fraus
Direção
Adriana Telg
Elenco
Luara Bolandini, Maira Cardoso e Thiago Thalles.
Adaptação
Inspirado no livro homônimo de Lina Rosa
Gênero
Comédia
Duração
50m
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta