Este evento já ocorreu

84ª Festa de São João de Tupi acontece dia 23

Festa de São João de Tupi

Foto: Divulgação

Acontece no próximo sábado, 23, a partir das 11h, a 84ª edição da Festa de São João de Tupi. A festividade que faz parte do calendário de eventos turísticos de Piracicaba, contará com programação extensa na Praça da Igreja São José. A expectativa é receber um público estimado entre 15 e 20 mil pessoas.

Organizada pela Paróquia, com apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), a Festa de São João de Tupi é considerada uma das mais antigas e ricas em folclore e religiosidade, pois revive as peculiaridades das grandes comemorações juninas.

No dia 23, a programação acontecerá a partir das 6h, iniciando com o toque da alvorada com 12 tiros de morteiros e a partir das 11h, haverá um almoço no salão paroquial com comidas típicas. Às 17h, acontecerá a santa missa com a tradicional bênção de São João e às 18h, acontece o levantamento do mastro e o esperado acendimento da fogueira. Às 19h, terá início as atrações musicais e a queima de fogos está marcada para a 0h, do dia 24, dia de São João.

A festa conta com a ajuda de voluntários que atuam antes, durante e depois do evento, auxiliando nos preparativos da decoração do salão e da praça, na montagem das barracas e também na cozinha.

Na parte gastronômica, dentro do salão, as principais opções são: porções de leitoa e frango, quarto de leitoa, frango assado, cuscuz, entre outros. Já nas barracas que ficam na praça, haverá todo o tipo de quitutes (pastel, tapioca, acarajé, lanches, espetinhos, milho verde, doces, vinho quente, quentão), brincadeiras juninas tradicionais, atrações musicais e brinquedos para as crianças.

Os recursos arrecadados nas vendas de produtos e comidas típicas serão revertidos para a comunidade e 20% da verba do estacionamento cobrado a R$ 25, será repassada ao projeto Tupi Futebol Clube.

Os veículos do estacionamento oficial serão segurados e terão vigilância durante o período da festa. Não será autorizada a entrada de ambulantes não credenciados na prefeitura, sendo que os mesmos serão barrados e autuados.

História da Festa de São João de Tupi

Desde 1934, o Distrito de Tupi, há 15 quilômetros do centro da cidade de Piracicaba, realiza sua tradicional “Festa de São João”. O festejo acontece todos os anos, impreterivelmente no dia 23 de junho, dando abertura ao evento o toque da alvorada às seis horas da manhã, com 12 tiros de morteiros. O ritual tem sequência com celebração da missa na Matriz de São José.

Mantendo a tradição, às seis horas da tarde acontece o levantamento do mastro em homenagem a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro onde os devotos depositam no pé do mastro enfeitado com flores de campo, frutos da safra da região: cana-de-açúcar, arroz, milho e feijão, com os votos de boa colheita e prosperidade, logo após acende a fogueira de aproximadamente 10 metros de altura.

Informações sobre o evento

Datas e horários

23/06/2018 11:00–00:00

Local

Tupi

Rua São José, 163

Tupi

CEP 13428-421

Piracicaba, SP

  • (19) 3438-7146

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta