Este evento já ocorreu

Outubro Rosa: live com artistas marca lançamento de campanha da FEMAMA

LIVE-FEMAMA-Outubro-Rosa

A FEMAMA é uma organização sem fins econômicos que trabalha, há 14 anos, para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil, e luta por mais acesso a diagnóstico e tratamento ágeis e adequados. A entidade é responsável por trazer, de forma organizada, o Outubro Rosa para o país e tornar a campanha uma data no calendário brasileiro. Neste ano, a FEMAMA quer desmitificar o câncer de mama e incentivar o diagnóstico precoce com a campanha “3 perguntas que salvam #perguntapraela” – lançada em live especial neste 1º de outubro, às 19h.

A iniciativa vai além das mulheres: busca envolver toda a sociedade e expandir a conversa também para quem está ao seu redor, a partir de uma atitude prática, fazendo as “3 perguntas que salvam” para as mulheres que amam de verdade. Por isso, a hashtag escolhida para assinar foi #perguntapraela. Para marcar o lançamento oficial da campanha, a FEMAMA realiza evento virtual, com apresentação de Patrícia Mellodi, direção de Márcio Trigo e participação de nomes importantes da música e das artes. Entre os confirmados estão Zeca Baleiro, Leila Pinheiro, Tom Cavalcante, Leandro Hassum, Gustavo Mendes, Elisa Lucinda, Marina Elali e Ana Costa.

live será transmitida simultaneamente nos canais da FEMAMA no TikTok e no YouTube. Para incentivar o público mais jovem a fazer as “3 perguntas que salvam” para as mulheres de sua vida, o TikTok vai apoiar a campanha entre 5 e 11 de outubro. Além da transmissão ao vivo, haverá divulgação da ação na plataforma, com um banner informativo e promovendo a hashtag #perguntapraela, que contará com vídeos oficiais de desafios (challenges), duetos e com informações mais detalhadas da ação. Os tiktokers Mario Jr (@lzmaario), com mais de 3 milhões de seguidores, e Maju Sanchez (@majucca), apoiarão voluntariamente a causa com um vídeo estimulando usuários a participarem da mobilização. As conversas em torno da hashtag #perguntapraela vão acontecer em todas as redes sociais durante o mês de outubro.

Diagnóstico precoce

Com foco na importância do diagnóstico precoce, por não haver ‘prevenção’ ao câncer de mama, é fundamental que as mulheres conheçam seus fatores de risco, façam exames e tenham atenção ao seu corpo. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologista para a FEMAMA, embora reconheçam que a mamografia é o melhor exame para identificar a doença, apenas 46,2% das mulheres o fizeram 1 vez ao ano e 27% nunca fizeram. Os fatores são variados: dificuldade de acesso (64,9%), medo de encontrar alguma coisa (54,5%) e até não saber como se detecta (54%).

“Durante 11 anos de campanha de Outubro Rosa, promovemos informação e conhecimento sobre o que é o câncer de mama. Mas isso ainda não despertou a necessidade de buscar um acompanhamento médico anual. Por isso, neste ano, nossa campanha é bem simples e estimula a atitude e ação para criar uma cultura de autocuidado e diagnóstico precoce. Só assim conseguiremos salvar milhares de mães, esposas, filhas e amigas queridas”, explica a Dra. Maira Caleffi, mastologista e presidente voluntária da FEMAMA.

Sobre a FEMAMA

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, lutando por mais acesso a diagnóstico e tratamento ágeis e adequados. Com foco em advocacy, a instituição busca influenciar a formação de políticas públicas para defender direitos de pacientes, ao lado de mais de 70 ONGs de apoio a pacientes associadas em todo o país. Conheça nosso trabalho: www.femama.org.br

Serviço

Live Outubro Rosa FEMAMA

Quando: 1º de outubro de 2020, às 19h
Onde: canais da FEMAMA no YouTube e no TikTok
Site oficial da campanhahttps://3perguntasquesalvam.femama.org.br
Investimento social: AstraZeneca, Condor, Lilly, Mentor, MSD, Novartis, Pfizer, Roche e Varian.
Apoio Institucional: e21, CDD (Associação Crônicos do Dia a Dia), Instituto Oncoguia, Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

Informações sobre o evento

Datas e horários

01/10/2020–31/10/2020

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta