Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano

Fica aberta até dia 28 de julho, e com entrada gratuita, na Galeria do Sesc Piracicaba, a exposição “Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano”, com um acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga. A curadoria é do designer Chico Homem de Melo e da diretora do museu Solange Ferraz de Lima. Fruto da parceria entre Sesc e USP, a mostra explora o design de impressos cujo destino mais comum é o descarte imediato após o uso. 

Ainda neste mês de julho, outros cinco cursos serão ministrados: Art StencilsConfecção de CarimbosImpressões sobre peças de enxovalTécnica Gráfica Experimental Papéis Efêmeros Piracicabanos. A visitação da mostra permanece de terça a sexta-feira, das 13h30 às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. No dia 14 de julho (domingo) também acontece mediação com tradução em libras. Toda a programação é gratuita.

A mostra Papéis Efêmeros reúne rótulos, papéis de bala, santinhos, cadernos escolares e outros impressos cujo destino mais comum é o descarte após o uso. Composta por três núcleos temáticos – Cultura, Educação e Consumo – e dois transversais – Técnicas de Impressão Design, as peças gráficas contam um pouco da história dos impressos que fazem parte do nosso dia a dia.

Das 19 mil pessoas que visitaram a exposição, 4.900 foram provenientes de grupos agendados – como escolas da rede estadual e municipal (alunos a partir de 4 anos), professores, estudantes universitários e instituições da cidade: APAE, LBV, SENAC-Jovem aprendiz, Escola Passo a Passo, Curumim-Sesc; Esporte Criança; Esporte Jovem; Funcionários terceirizados do Sesc, entre outros. Além de Piracicaba, conheceram a Papéis Efêmeros visitantes oriundos das cidades de São Pedro, Jundiaí, São Carlos, Saltinho, Santa Bárbara, Americana, Rio das Pedras, Limeira, Iracemápolis, Rio Claro, Santa Maria da Serra, Capivari, São Paulo, Tupi, Campinas, Charqueada e Cordeirópolis.

Cerca de 4.000 alunos participaram das práticas relacionadas às técnicas de impressão desenvolvidas pela equipe de educadores da exposição. Já os cursos abertos ao público contaram com 333 presentes (aulas:Produção de Cartazes com XilogravuraLitografia, Gráfica Popular e Experimentações em Impressão;Litografia de CozinhaSegundas Impressões em Cores; e Para Começar: Arte com Bebês e Crianças Pequenas).

Visitas agendadas e em inglês – A programação continua recebendo grupos. Para agendamento, basta acessar o site sescsp.org.br/piracicaba e preencher o formulário na aba agendamento. Terças e sábados, das 12h às 18h15, também acontece a mediação em inglês, com Helton Gutierrez e Fernando Chiarini.

Oficinas gratuitas – Em julho, outras cinco oficinas integram a programação da Papéis Efêmeros. De 3 a 26 de julho, nas quartas e sextas-feiras, às 14h e às 15h30, a artesã Terezinha Vianna propõe aos participantes, na oficina Art Stencils, criar e estampar seus próprios desenhos em suportes diversos, utilizando a técnica de imprimir em tecido, papel ou madeira, uma imagem que surge a partir de recortes feitos no estêncil. Hoje essa arte faz parte de um movimento artístico urbano, mas já foi muito utilizada para propagandas de guerra, na impressão de uniformes.

As aulas de Confecção de Carimbos acontecem entre os dias 4 e 25, sempre as quintas-feiras, às 19h30. Durante a atividade, os participantes conhecerão as principais técnicas, conceitos e ferramentas para a confecção de carimbos artesanais de borracha, E.V.A., isopor e elástico, que serão apresentadas pelo artesãoOsvaldo Junior. A proposta da atividade é que o público confeccione seus próprios modelos para aplicação em papel, como cartões, livros e cadernos, e poderá explorar criativamente figuras independentes, padronagens e combinações de matrizes.

Para bebês com seus pais, ou responsáveis, haverá a oficina Impressões sobre peças de enxoval, entre os dias 6 e 27, sempre aos sábados, às 10h30. Ministrada por Terezinha Vianna, a atividade propõe aos participantes criarem uma identidade às fraldas de boca e babadores que são parceiros na alimentação das crianças. Esses painhos vêm ganhando espaço cada vez maior no dia a dia, não só por questões ambientais, mas também pelo conforto no contato com o rosto e lábios dos bebês. Além de colocar a mão na massa, a oficina visa um bate papo entre os participantes.

 Aos domingos, de 7 a 28, às 13h, Osvaldo Junior também ministra a oficina Técnica Gráfica Experimental. O artesão orienta para o desenvolvimento de uma produção autoral de imagens impressas pautadas pela investigação da técnica do carimbo e clichês. Todas as oficinas são livres e acontecem na Área de Exposições, com entrega de senha no local com 30 minutos de antecedência.

Já nos dias 18 e 19, quinta e sexta, das 19h30 às 21h30, o publicitário Victor Corte Real convida a designerBia Ardinghi para apresentarem a história e a evolução das embalagens de marcas tradicionais de Piracicaba, na oficina Papéis Efêmeros Piracicabanos. De maneira prática, serão desenvolvidas atividades que sintetizam o valor afetivo, as percepções sociais e as tecnologias de uma época. A programação acontece no Espaço de Tecnologias e Artes. Para participar é necessário ter mais de 16 anos e fazer inscrição no site sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.

Papéis Efêmeros – Memórias gráficas do cotidiano

Até 28 de julho, terça a sexta, 13h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h30.

Área de Exposições. Grátis. Livre.

Atendimento a grupos: sescsp.org.br/piracicaba na aba agendamento.

 

Oficina: Art Stencils

De 3 a 26, quartas e sextas, 14h e 15h30.

Área de Exposições. Grátis. Livre.

Entrega de senha no local com 30 minutos de antecedência.

 

Oficina: Confecção de carimbos

De 4 a 25, quintas, 19h30.

Área de Exposições. Grátis. Livre.

Entrega de senha no local com 30 minutos de antecedência.

 

Oficina: Impressões sobre peças de enxoval

De 6 a 27, sábados, 10h30 às 11h30.

Área de Exposições. Grátis. Livre.

Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

Oficina: Técnica gráfica experimental

De 7 a 28, domingos, 13h.

Área de Exposições. Grátis. Livre.

Entrega de senha no local com 30 minutos de antecedência.

 

Oficina: Papéis Efêmeros Piracicabanos

Dias 18 e 19, quinta e sexta, 19h30 às 21h30.

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.

Inscrição no site sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.

Informações sobre o evento

Datas e horários

30/06/2019–28/07/2019

O período de visitação é de terça a sexta-feira, das 13h30 às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h30.

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta