Salão Internacional de Humor terá 316 obras na mostra principal deste ano

O 47º Salão Internacional de Humor de Piracicaba se prepara para a Exposição Online que acontece entre os dias 29 de agosto e 29 de setembro pelo site do salão (salaointernacionaldehumor.com.br). Neste ano, a mostra contará com 316 trabalhos de 172 artistas e 32 países. Os 2.577 trabalhos inscritos foram analisados pelo júri de seleção, que escolheu 50 de cada categoria (caricatura, cartum, charge, tiras, saúde e comunicação) e 16 esculturas. A lista dos selecionados está disponível no https://salaointernacionaldehumor.com.br/sem-categoria/selecionados-47o-salao-internacional-de-humor-de-piracicaba.

O Salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).

O júri de seleção foi composto por Zé Roberto Graúna, artista gráfico; J. Bosco, cartunista; Fred Ozanan, designer gráfico; Helen Sacconi, jornalista; Edu Grosso, artista visual e gráfico; Luccas Longo, artista gráfico; e Maria Luziano, ilustradora.

Os temas analisados trouxeram humor em meio a tempos incertos, com trabalhos que abordaram o descrédito da ciência e da valorização ambiental. A tecnologia e a questão social também foram fontes de inspiração para os artistas.

Luccas Longo, jurado desta e de outras edições do salão, comenta sobre a experiência da seleção virtual. “Pela primeira vez a seleção foi remota, o que, de certa forma, nos trouxe uma nova experiência. Pude analisar os trabalhos com mais objetividade, acessando diretamente o meu conhecimento como artista gráfico, o conceito artístico, a ideia e os propósitos de cada obra. Não foi fácil, mas acredito ter selecionado os melhores”.

A tarefa de selecionar e premiar sempre é difícil, principalmente neste momento em que temos que nos adequar ao novo, porém é realizada por grandes profissionais que executam seriamente a atribuição de escolher, entre tantos, os trabalhos que garantirão mais uma edição de sucesso”, diz Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural e Turismo.

Premiados

O júri de premiação realizará, nos dias 17 e 18 de agosto, a seleção das obras vencedoras do 47º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

A comissão será composta por Luiz Gustavo Paffaro, caricaturista; Orlando Pedroso, artista gráfico; Jal – José Alberto Lovetro, cartunista; Eduardo Baptistão, ilustrador; Sabrina Franzol, jornalista; Albert Benett, cartunista; Edson Rontani Jr., jornalista e presidente da Associação dos Amigos do Salão de Humor (AHA).

O Salão premiará este ano, cinco vencedores divididos entre as categorias charge, cartum, caricatura, tiras/histórias em quadrinhos e o temático destinado a trabalhos de qualquer categoria que aborde o tema comunicação – proposto pela organização desta edição. Outros prêmios são Júri Popular Alceu Marrozi Righetto e temática Saúde Unimed.

História

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, durante a ditadura militar, como iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político. A partir do sucesso das primeiras edições e do apoio da turma do jornal carioca O Pasquim, importantes cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão em um dos mais conhecidos encontros do humor gráfico no Brasil e no exterior; é, ainda, um dos concursos mais antigos do gênero.

Informações sobre o evento

Datas e horários

29/08/2020–29/09/2020

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta