Este evento já ocorreu

“Encontro de Corais Luzes & Vozes”, da Esalq, comemora 25 anos

[ESP] 25 Anos Luzes e Vozes – PGM 01

(foto: divulgação)

Em 1996, para comemorar os 95 anos de fundação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), nasceu o “Encontro de Corais Luzes & Vozes”. Ao longo desses 25 anos, a iniciativa tornou-se uma aguardada celebração natalina para piracicabanos e para toda a comunidade da região.

Para celebrar o jubileu de prata do evento, o Serviço de Cultura e Extensão da Esalq, a Divisão de Comunicação da Esalq e a TV USP Piracicaba prepararam três Especiais TV USP. Nos dias 4, 11 e 18, sempre as 21h, os programas serão exibidos no Canal Universitário de Piracicaba (13 da Net e 10 da Vivo Fibra) e nos perfis @tvusppira e @gruposmusicaisesalq no YouTube e Facebook.

Recordações

De acordo com a coordenadora do evento, maestrina Cintia Pinotti, em virtude do atual momento de distanciamento social, as comemorações dos 25 anos serão uma mescla de números inéditos e recordações. “O Grupo Vocal Luiz de Queiroz preparou três números inéditos para esses encontros e, ao mesmo tempo, trazemos lembranças visuais histórias, os cartazes de todos os anos e depoimentos de pessoas que ajudaram a construir essa bonita história. É gratificante chegar aos 25 anos com o apoio de tanta gente da Escola e contar com as pessoas que todos os anos nos visitam para cantar, assistir e se apresentar nesse que chamamos de cartão musical natalino”.

Assim o “XXV Luzes & Vozes” é uma edição comemorativa virtual, oportunidade na qual será apresentada um pouco da história com entrevistas com pessoas que integraram este encontro. Na parte musical, será apresentado parte do repertório dos Grupos Musicais da Esalq – Coral Luiz de Queiroz, Coral Luiz de Queiroz-Noite, Grupo Vocal Luiz de Queiroz e Orquestra ESALQ. Entre os entrevistados para os especiais estão os professores Evaristo Marzabal Neves e Antonio Roque Dechen, respectivamente diretor e vice-diretor da Esalq no ano de criação do evento.

Segundo o presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Esalq, Luis Reynaldo Ferraciú Alleoni, o encontro de corais é uma celebração tradicional. “O Luzes e Vozes é um dos marcos culturais da Esalq já que todos os finais de ano o Salão Nobre é aberto para receber a comunidade de Piracicaba e região para assistir ao encontro de corais. Esse ano o evento acontece remotamente, mas não perderá seu encanto pois é uma celebração já aguardada pela população. Muitas pessoas conhecem a Esalq a partir do Luzes e Vozes e por isso parabenizamos todos os corais que ao longo desses 25 anos abrilhantaram o evento”.

História

Para presentear Piracicaba com momentos de espiritualidade e lazer no final de ano, o Projeto Iluminação Natalina do Edifício Central foi concebido pela Diretoria da Escola com a participação de membros da Prefeitura do Campus. Às luzes que enfeitavam o símbolo maior da arquitetura do Campus foram acrescentadas melodiosas vozes, criando o “Encontro de Corais Luzes & Vozes”.

Portanto, desde o início de dezembro de 1996 temos o tão aguardado encontro de coralistas, organizado pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq. O evento reúne vários corais de escolas, faculdades, igrejas, empresas, clubes, comunidades, amigos. Todos eles unidos por um ideal comum: CANTAR. Este encontro tornou-se um Cartão de Natal Musical e é esperado tanto pelos corais como pelo público – um marco de renovação de alegrias e esperanças.

O coro anfitrião do evento é o Coral Luiz de Queiroz, sob a coordenação artística da Maestra Cíntia Pinotti. Todos os anos, sem interrupções, o evento recebeu de 700 a 1000 coralistas por ano, que se dividiram nas 5 noites de cantatas natalinas. Desde 1996, 160 grupos participantes vieram de Piracicaba e das cidades de Águas de São Pedro, Botucatu, Campinas, Indaiatuba, Limeira, Nova Odessa, Rio Claro, Santos, São Paulo, São Pedro. “A proposta da Esalq com a realização do “Encontro de Corais Luzes & Vozes” é a promoção e difusão da arte e da cultura por meio do estímulo à prática do canto coral e das canções natalinas”, finaliza Cíntia Pinotti.

Serviço

XXV Encontro de Corais Luzes & Vozes – Especiais TV USP (Canal Universitário de Piracicaba – 13 da Net e 10 da Vivo Fibra)

Episódio 1 (dia 4/12, 21h); Episódio 2 (dia 11/12, 21h); Episódio 3 (dia 18/12, 21h). E nos perfis @tvusppira @gruposmusicaisesalq no YouTube e Facebook

Informações sobre o evento

Datas e horários

04/12/2020–18/12/2020

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta