Marcos Sawaya Jank assume como titular da Cátedra Luiz de Queiroz

2019_01_17_ESALQ_ACOM_Posse_do_Durval_Dourado_Neto_0292

Foto: Divulgação

Engenheiro Agrônomo formado pela Esalq/USP em 1984, Marcos Sawaya Jank é o novo titular da Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados. Jank substitui Roberto Rodrigues, que coordenou as ações da Cátedra desde sua criação, em 2017.

A cerimônia de transmissão da titularidade ocorreu na tarde de 17 de janeiro de 2019, diante da presença do reitor da USP, Vahan Agopyan, que falou sobre a importância desse artifício. “Esse modelo de cátedra foi criado recentemente e traz em sua essência o olhar externo de especialistas sobre questões que são focos de estudo na Universidade de São Paulo. Assim essa abordagem de fora da universidade colabora com a construção do conhecimento de forma inovadora. O modelo deu certo e tem envolvido grande quantidade de estudantes, que estão engajados em iniciativas como essa que ocorre aqui na Esalq e em outras unidades da USP”.

Em sua fala de despedida, Roberto Rodrigues estava emocionado ao agradecer a Esalq/USP pela iniciativa. “Foi uma honra ter assumido esse desafio e agora entrego essa tarefa com tranquilidade ao Marcos Jank, ciente de que ele também honrará esse chamado na nossa Escola”.

Diante de uma plateia que contemplava autoridades políticas e acadêmicas, além de representantes da comunidade universitária e do setor produtivo, Rodrigues entregou o livro Agro é Paz: análises e propostas para o Brasil alimentar o mundo”. A publicação é fruto do trabalho da Cátedra Luiz de Queiroz – Ciclo 2017/2018 e aponta caminhos de estratégia ampla a partir da visão de grandes especialistas brasileiros. O primeiro titular da Cátedra, Roberto Rodrigues fez a entrega do primeiro exemplar da obra para o Reitor da USP, Vahan Agopyan.

Em seu discurso de posse como novo titular da cátedra, Jank abordou a proposta para o ciclo 2019, quando desenvolverá temática voltada para projetos e propostas de políticas e ações públicas e privadas que ampliem a inserção internacional competitiva e sustentável dos Sistemas Agropecuários Integrados brasileiros no mundo. “Nossa intenção é promover um debate sobre novos paradigmas do agro, trazendo especialistas para a Esalq. Além disso, pretendo me dedicar à publicação de um livro sobre a relação Brasil-China nesse setor, algo que tenho certeza que poderá e deverá ser ampliado. Precisamos maximizar essas sinergias entre os dois países”.

A cátedra uma cadeira voltada para a discussão e realização de atividades abertas à participação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação da instituição.

Deixe uma resposta