Festival de Jazz Manouche
Evento musical já tradicional em Piracicaba, o Festival de Jazz Manouche chega em sua sexta edição, com apresentações no Sesc e no Teatro do Engenho. Também conhecido como gipsy jazz, o estilo tem raízes ciganas, criado pelo famoso guitarrista Django Reinhardt e até hoje tem seguidores.
A programação começa dia 21, quarta-feira, com Mauro Albert Trio. O violonista e compositor é uma das principais referências do jazz manouche no Brasil. Com quatro álbuns dedicados ao estilo, seu disco Jazz Manouche Brasil (2013) foi lançado mundialmente pelo principal selo de Jazz Manouche do mundo, o norueguês Hot Club Records, abrindo caminho para outros brasileiros. Desde 2015 escreve coluna exclusiva de lições sobre jazz manouche para a revista Guitar Player.
Na quinta, dia 22, os convidados são os argentinos Ricardo Pelican, Federico Felix e Fran Siegle. Ricardo Pellican é violonista, baixista, compositor, professor e produtor com 50 anos na cena do jazz argentino e internacional; gravou mais de 40 discos, incluindo álbuns para o selo discográfico norueguês Hot Club Records. Federico Felix é professor de violão na Universidad Nacional de La Plata (UNLP) e explora as possibilidades sonoras do violão cigano aplicada à história do jazz europeu e americano. E Fran Siegle teve como mestre o músico Federico na UNLP com quem conheceu o Gypsy Jazz e em 2018 foi considerado o músico revelação da revista BA Jazz Magazine.
Os chilenos de Los Temibles Sandovales são a atração de sexta, dia 23. O grupo é formado por Felipe Sandoval (guitarra), Camilo Morales, (violino), César Arriagada (guitarra), Elliott Poblete (guitarra), Pablo Vidal (contrabaixo) e Jorge Fierro (voz).
Encerrando a programação do Sesc, sábado tem a presença de Merender Swing. União de cinco artistas apaixonados por Jazz Manouche. Os “merenderos”, assim como se autodenominam, evocam os formatos tradicionais de serenatas de rua com violões, mas com um toque próprio do jazz e do swing cigano.
Todos os shows acontecem no teatro da entidade, a partir das 20h. Os ingressos gratuitos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria da unidade (Rua Ipiranga, 155). Telefone para informações: 3437-9292.
O encerramento acontece no domingo, dia 25, com um show especial que reúne os participantes a partir das 15h no palco externo do Teatro do Engenho. Os ingressos estão à venda no local (Avenida Maurice Allain, 454) a R$ 10 inteira e R$ 5 meia.