Chácara Nazareth: relicário da história
*Artigo e fotos/imagens retirados do livro “Piracicaba que amamos tanto”, de Cecílio Elias Netto.

Chácara nazareth – A nobreza e a fidalguia espalhavam-se pela casa, pelos jardins, pelo pomar…
Poucas pessoas, pouquíssimas, conhecem a Chácara Nazareth, especialmente os interiores dela. Vivi a riqueza de conviver com a hospitalidade da família João (Ruth) Pacheco e Chaves, nas duas últimas décadas de seu prestígio cultural e político. Foram inesquecíveis tardes de sábado no aconchego e esplendor daquela chácara, um relicário de nossa história. A nobreza e a fidalguia espalhavam-se – e, ainda hoje, em silêncio e recolhimento, espalham-se – pela casa, pelos jardins, pelo admirável pomar, no silêncio que aconchega uma verdadeira sinfonia pastoral.
A Chácara Nazareth – antes, uma fazenda de mais de 600 alqueires – é a mais bela joia de nossa coroa histórica. Era uma casa de taipa, numa fazenda do Barão de Serra Negra. Foi dada, em 1880, como herança a João Conceição – filho do Barão – casado com Maria Nazareth, filha do Conselheiro Costa Pinto, poderosos fazendeiros, cafeicultores. A filha do casal, Jane Conceição, casou-se com Jorge Pacheco e Chaves, de também tradicionais e influentes proprietários de terras. Jorge e Jane deram vida àquele espaço de requinte e de beleza imperiais, ainda mantido, com zelo, por seus descendentes.
Em 1910, a revista “Brasil Magazine” descreveu, com detalhes e maravilhamento, aquele “castelo moderno”. Mobiliada com esmero, com peças Luiz XVI, cultivava-se, na enorme chácara, “a mais completa coleção de frutas brasileiras”.
A Chácara Nazareth acolheu e hospedou grandes personagens da história do Brasil. Nela, José de Alencar concluiu o seu livro “Til”, iniciado em terras de Monte Alegre. Darcy e Maneco Vargas – mulher e filho de Getúlio – Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Ulisses Guimarães, entre outros, foram hóspedes da casa histórica.
É possível visitar esse relicário?
Seria muito bom…
Adorei ter notícias deste relicário!!! Gostaria muito de visitar está chacara ! E possível?
Olá, Antonia,
Infelizmente, não temos esta informação.
Um abraço,
Maravilha de história .
Mesmo nascido aqui há 62 anos não tinha esse conhecimento .
Obrigado.
Ainda pertence a família Pacheco Chaves ? .
Obrigado
Olá, Paulo, td bem?!
Segundo Cecílio, a Chácara Nazareth ainda pertence à família Pacheco Chaves – em nome da herdeira Mercedes Pacheco Chaves, que ele não sabe se ainda vive.
um abraço,
Moro ao lado da chácara Nazareth. Um dia encontrei um funcionário entrando, perguntei se eu podia falar com o dono. (queria deixar um cavalo meu lá ! ).
Ele me disse que os donos moram em São Paulo.
E só.