Chácara Nazareth: relicário da história

*Artigo e fotos/imagens  retirados do livro “Piracicaba que amamos tanto”, de Cecílio Elias Netto.

nazareth1

Chácara nazareth – A nobreza e a fidalguia espalhavam-se pela casa, pelos jardins, pelo pomar…

 

nazareth2

Poucas pessoas, pouquíssimas, conhecem a Chácara Nazareth, especialmente os interiores dela. Vivi a riqueza de conviver com a hospitalidade da família João (Ruth) Pacheco e Chaves, nas duas últimas décadas de seu prestígio cultural e político. Foram inesquecíveis tardes de sábado no aconchego e esplendor daquela chácara, um relicário de nossa história. A nobreza e a fidalguia espalhavam-se – e, ainda hoje, em silêncio e recolhimento, espalham-se – pela casa, pelos jardins, pelo admirável pomar, no silêncio que aconchega uma verdadeira sinfonia pastoral.

A Chácara Nazareth – antes, uma fazenda de mais de 600 alqueires – é a mais bela joia de nossa coroa histórica. Era uma casa de taipa, numa fazenda do Barão de Serra Negra. Foi dada, em 1880, como herança a João Conceição – filho do Barão – casado com Maria Nazareth, filha do Conselheiro Costa Pinto, poderosos fazendeiros, cafeicultores. A filha do casal, Jane Conceição, casou-se com Jorge Pacheco e Chaves, de também tradicionais e influentes proprietários de terras. Jorge e Jane deram vida àquele espaço de requinte e de beleza imperiais, ainda mantido, com zelo, por seus descendentes.

Em 1910, a revista “Brasil Magazine” descreveu, com detalhes e maravilhamento, aquele “castelo moderno”. Mobiliada com esmero, com peças Luiz XVI, cultivava-se, na enorme chácara, “a mais completa coleção de frutas brasileiras”.

A Chácara Nazareth acolheu e hospedou grandes personagens da história do Brasil. Nela, José de Alencar concluiu o seu livro “Til”, iniciado em terras de Monte Alegre. Darcy e Maneco Vargas – mulher e filho de Getúlio – Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Ulisses Guimarães, entre outros, foram hóspedes da casa histórica.

6 comentários

  1. Maria Mzabel Gonçalves Morato Soares em 04/01/2018 às 19:48

    É possível visitar esse relicário?
    Seria muito bom…

  2. Antônia M. de A. Camargo em 08/01/2020 às 21:36

    Adorei ter notícias deste relicário!!! Gostaria muito de visitar está chacara ! E possível?

    • Patrícia Elias em 27/01/2020 às 09:04

      Olá, Antonia,
      Infelizmente, não temos esta informação.
      Um abraço,

  3. PAULO TADEU CANTO BONILHA em 14/08/2021 às 11:59

    Maravilha de história .
    Mesmo nascido aqui há 62 anos não tinha esse conhecimento .
    Obrigado.
    Ainda pertence a família Pacheco Chaves ? .
    Obrigado

    • Patrícia Elias em 18/09/2021 às 19:24

      Olá, Paulo, td bem?!
      Segundo Cecílio, a Chácara Nazareth ainda pertence à família Pacheco Chaves – em nome da herdeira Mercedes Pacheco Chaves, que ele não sabe se ainda vive.
      um abraço,

  4. MARI TOZI em 04/10/2021 às 20:57

    Moro ao lado da chácara Nazareth. Um dia encontrei um funcionário entrando, perguntei se eu podia falar com o dono. (queria deixar um cavalo meu lá ! ).
    Ele me disse que os donos moram em São Paulo.
    E só.

Deixe uma resposta