Thales Castanho de Andrade, 130 anos (1)

Thales Castanho de Andrade, mais vivo do que nunca, 130 anos depois

Thales-Andrade-130_Tribuna

O escritor Thales Castanho de Andrade. (foto: Tribuna Piracicabana, edição especial de 15/setembro/2020]

Com as recordações dos seus admiradores bem mais jovens – em torno dos 60 a 80 anos –, com reconhecimento de nomes de escolas, de ruas e avenidas, com as homenagens de entidades como a APL (Academia Piracicabana de Letras), apoio do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), mais entidades que surgem para reedição dos seus livros como a de seus Amigos, Thales Castanho de Andrade – o beletrista de Piracicaba – está mais vivo do que nunca. Em 15/setembro/2020, ele completaria 130 anos de nascimento, e uma homenagem especial lhe foi prestada pela APL na sede da entidade, que fica no IBA (Instituto Beatriz Algodoal).

Jornais fazem edições especiais, como A Tribuna Piracicabana – cuja família o recebeu pela última vez, em 11 de março de 1972, na “visita à minha terra”, na rua Rosário, 848, em almoço especial, com arroz, tutu de feijão, ovo frito, carne de porco e couve refogada –, em seu Caderno Especial de oito páginas.

Academia Piracicabana de Letras fez homenagem a Thales de Andrade

Considerado o pai da literatura infanto-juvenil, o piracicabano Thales Castanho de Andrade teve seus 130 anos de nascimento lembrados pela Academia Piracicabana de Letras. No dia 15 de setembro, às 16h, data de nascimento do escritor, uma solenidade restrita a poucos convidados, devido às orientações diante da pandemia do coronavírus, foi realizada para lembrar a data.

Segundo Vitor Pires Vencovsky, presidente da entidade, na ocasião foi relançado o site em homenagem aos 130 anos de Thales, o qual pode ser acessado pelo endereço thalesdeandrade.com.br. No website, estão os principais fatos da vida do escritor, apresentados através de fotografias, registros históricos, reportagens de jornais e revistas além de obras por ele publicadas.

A solenidade ocorreu na sede da Academia Piracicabana de Letras, que fica na sala Thales Castanho de Andrade, instalações do Instituto Beatriz Algodoal. Neste mesmo local, numa data ainda a ser definida, será realizada a inauguração do busto de Thales Castanho de Andrade, que foi recentemente restaurado pelo artista Marco Cavallari. A obra original foi feita pelo escultor Luiz Morrone, em terracota e bronze.

[…]

[texto publicado, originalmente, no caderno especial produzido pelo jornal “A Tribuna Piracicabana”, em comemoração aos 130 anos de nascimento do escritor piracicabano Thales Castanho de Andrade – considerado o pioneiro da literatura infanto-juvenil brasileira]

Para conhecer demais conteúdos, acesse a TAG Thales Andrade 130.

Deixe uma resposta