Copa ECPA de Velocidade termina sem campeão definido

grid ultima etapaA Copa ECPA de Velocidade terminou sem definir o campeão da categoria Marcas e Pilotos, na classe Super, a principal do campeonato, já nas classes Light e Novatos, os campeões já foram confirmados, bem como na Fórmula Vee. As provas da sexta e última etapa foram disputadas no último sábado (21), no autódromo do Esporte Clube Piracicaba de Automobilismo e reuniram dezenas de competidores, quando também aconteceram provas de Fórmula 1600.

A primeira bateria da categoria Marcas e Pilotos foi vencida por Alexandre Souza, com Rodrigo Stefanini chegando na quarta posição. Com esse resultado, quem vencesse a segunda bateria, ficaria com o título. Mas, Souza não precisaria vencer, já para Stefanini só restava a vitória.

A uma volta e meia do final da segunda prova, Rodrigo Stefanini e Alexandre Souza se envolveram em acidente durante uma tentativa de ultrapassagem, com ambos indo parar fora da pista. A manobra foi contestada por Stefanini que liderava a corrida. Caso o resultado seja mantido, sem nenhuma penalização, a título ficará com Souza.

Ao final da bateria, a vitória foi de Rodrigo Moreno, seguido de Diogo Lapena. Rodrigo Stefanini terminou em terceiro e Alexandre Souza, foi o quarto colocado.

“Apesar de não termos o campeão definido, esse fato mostra o quanto o campeonato foi disputado. Já que a uma volta e meia do fim o campeão ainda era incerto”, afirmou Fred Motta, um dos organizadores do certame.

Como os dois pilotos contestaram a decorrência do fato, o resultado da prova ficou Sub judice e agora terá que aguardar julgamento.

Light

O paulistano João Moraes e o piracicabano Rodrigo Huidobro duelaram para ver com quem ficava o título da classe Light. Huidobro liderava a classificação, mas a regra do descarte invertia as posições e colocava Moraes na frente.

A briga foi acirrada, tanto que na primeira bateria os dois pilotos a se tocar e saíram da pista. E, com a vitória na primeira prova do dia e mais um segundo lugar na segunda corrida, João Moraes conquistou seu primeiro título na competição.

Novatos

Com duas vitórias nas duas baterias, Guilherme Reischl se consagrou com o título da dos Novatos na reta final do certame. A dupla formada por Eric Bruno e Adilson Gorga, que liderou a tabela de classificação por mais da metade do campeonato, perdeu folego no final e ficou com o vice-campeonato.

Fórmula Vee

Vitórias de Zigomar Júnior e Lélio Assumpção nas duas baterias disputadas da Fórmula Vee. Assim, com esses resultados, o título da Copa ECPA ficou para Zigomar, que somou 87 pontos; seguido por Lélio Assumpção, com 72; e Rodrigo Rosset foi o terceiro, com 67.

“Esta foi uma competição muito disputada desde a sua primeira prova. Em oito corridas, venceram seis pilotos diferentes”, afirma Wilsinho Fittipaldi, consultor e instrutor da FVee. “Acabou prevalecendo a regularidade do Zigomar, que pontuou em todas as provas e conquistou duas vitórias na etapa final”, completou Wilsinho.

F1600

A programação da sexta etapa também contou com duas corridas de Fórmula 1600, certame que já vem se preparando para a temporada 2018. “Essa categoria gosta muito do circuito do ECPA e estamos esperando que a Fórmula 1600 venha com força total para o próximo ano e inclua o ECPA em seu calendário”, afirmou Sérgio Góes , chefe da recém criada equipe Formula for Fun (F4F).

Marcas e Pilotos – 1ª prova

Super

1ª Alexandre Souza

2ª Diogo Lapena

3ª Rodrigo Moreno

4ª Rodrigo Stefanini

5ª Gustavo Favoretto Pertile

Novatos

1ª Guilherme Reischl

2ª Adilson Gorga/Eric Folquitto

3ª Thiago Roque

4ª João Paulo Botelho

5ª Francis Piedade

Light

1ª João Morais

2ª Rodrigo Huidobro

Marcas e Pilotos – 2ª prova

Super * Sub judice

1ª Rodrigo Moreno

2ª Diogo Lapena

3ª Rodrigo Stefanini

4ª Alexandre Souza

5ª Luiz Augusto Alves

Novatos

1ª Guilherme Reischl

2ª Adilson Gorga/Eric Folquitto

3ª Thiago Roque

4ª João Paulo Botelho

5ª Francis Piedade

Light

1ª Rodrigo Huidobro

2ª João Morais

Fórmula Vee 1ª prova

1ª Zigomar Júnior

2ª Rodrigo Rosset

3ª Lélio Assumpção

Fórmula Vee 2ª prova

1ª Lélio Assumpção

2ª Murillo Latorre

3ª Oscar Moraes

Deixe um comentário