O imortal Paul Newman
Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.
Os olhos azuis de Paul Newman (1925 – 2008) marcaram época. Ator, dublador, e diretor de cinema, foi um dos grandes símbolos sexuais dos anos 1960. Porém, há uma faceta dele menos conhecido, que é justamente a explorada no documentário ‘Winning: The Racing Life of Paul Newman’.
Newman, vencendo muitos preconceitos por já ser um ator famoso, se destacou como piloto, dos anos 1970 aos 1990, correndo em carros esporte nos Estados Unidos e na Europa, onde chegou a conseguir um segundo lugar na categoria esporte das 24 Horas de Le Mans com um Porsche 935, perdendo a corrida apenas por um problema técnico.
Nos anos 1980, envolveu-se também com a Fórmula Indy, onde se tornou sócio-proprietário da equipe Newman-Haas Racing, vencedora de diversos campeonatos. E há ainda mais uma importante conquista nas pistas e contra outro preconceito, agora de idade! Aos 70 anos, foi o mais velho piloto a vencer uma corrida de prestígio, ao fazer parte do time de pilotos do carro que venceu as 24 Horas de Daytona de 1995.
O filme mostra a determinação e a concentração de Paul Newman nessa jornada automobilística. Ele é apresentado como alguém que preferia aprender devagar como fazer muito bem do que aprender depressa e ser apenas mais um em qualquer atividade. Foi assim nos sets de cinema e nas pistas.
E não deixe de assistir ao filme ‘Winning’ (traduzido como ‘500 milhas’, no Brasil), de 1969, que despertou o amor de Newman pelo automobilismo e, para que este texto seja ainda mais proveitoso, veja ou reveja os filmes de animação Carros (2006) e Carros 3 (2017), em que Newman dubla o experiente corredor Doc Hudson. Para se emocionar!