Por meio de IR, Piracicaba destinou R$ 1,3 milhão a 22 projetos sociais

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca) de Piracicaba (SP) repassou neste ano R$ 1,322.115,46 a projetos sociais da cidade. O valor foi arrecadado no ano passado junto pessoas físicas e jurídicas, que destinaram entre 1% a 6% do Imposto de Renda à iniciativa. Ao longo de 2015, o montante irá beneficiar 7 mil crianças e adolescentes atendidos em 22 projetos sociais, segundo a Prefeitura.

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), no ano passado 568 pessoas físicas destinaram o imposto à campanha, um número 44,2% maior que em 2013. A arrecadação com data base 2014 ainda pode ser feita até 30 de abril deste ano ao Fumdeca..

O valor que seria recolhido pela Receita Federal é repassado diretamente à conta corrente do fundo, que o encaminha às entidades assistenciais escolhidas e fiscalizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA). “O contribuinte não terá que pagar nenhum centavo a mais para fazer isso”, destacou a Prefeitura, por meio de assessoria de imprensa.

Como fazer
“O processo é simples. Basta se cadastrar no site do Fumdeca. O percentual que a pessoa física escolher doar (máximo de 6%) gera um boleto, que pode ser pago inclusive pela internet banking. Após isso o CMDCA gera um recibo. O contribuinte então lança o valor na declaração de IR. No site há, inclusive, a lista das entidades beneficiadas e a pessoa pode escolhar para qual irá enviar o montante”, disse o presidente do CMDCA, Marcelino Malosso

Os projetos apresentados pelas entidades assistenciais atendem à promoção, proteção e defesa de direitos baseados em sete segmentos: cultura; esportes e lazer; aprendizagem profissional; educação informal; adequação e modernização de recursos físicos; ações educativas de combate ao uso de drogas; enfrentamento à violência e exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes.

O contribuinte que tiver dúvidas sobre o processo pode ligar para a Casa dos Conselhos. Tel: 3434-0461.

Deixe uma resposta